Publicidade

lazerecultura

Artista de Socorro compõe canções e homenagens por encomenda

Cantor e compositor Tiago Augusto, de 35 anos, pretende resgatar o encantamento das pessoas pela vida através da arte e da música

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Tiago Augusto compõe músicas por encomenda, de acordo com o pedido dos clientes (Foto: Divulgação)
Nascido em Socorro, o artista e músico Tiago Augusto, de 35 anos, inovou no processo de contar histórias através da música. Após lançar um álbum autoral em 2021, ele se perguntou "por que não contar a história das pessoas à minha volta através de canções feitas especialmente para elas?". E foi neste instante que nasceram as canções por encomenda.

O trabalho de Tiago consiste em coletar informações da pessoa a ser homenageada, o que varia de acordo com a mensagem a ser passada através da música.

"As informações que busco são das mais variadas possíveis, e isso depende muito de qual a mensagem principal que o cliente quer transmitir. A partir disso, vou desenvolvendo as perguntas necessárias. O que posso dizer é que preciso adentrar o máximo possível no universo das pessoas envolvidas, saber como são suas relações, o que é importante para eles e assim por diante. Com essas informações em mãos vou para o processo criativo onde busco traduzir em palavras e melodia toda essa gama de histórias e emoções", comenta o artista.

De acordo com Tiago, cada processo criativo demora um tempo específico para ser finalizado, mas o artista costuma pedir um mínimo de um mês para entregar a peça pronta. Até o momento, ele afirma ter entregue 16 músicas por encomenda.

Início da carreira

Fascinado por contar histórias, Tiago comenta que as composições fazem parte de sua vida desde a adolescência. Após se mudar para Tatuí para estudar em um conservatório, o artista passou a se envolver com o setor de artes cênicas. Ao participar de um grupo de contação de história, o músico iniciou o seu projeto de compor canções e trilhas sonoras sob encomenda.

Para Tiago, "cada ser humano é um livro, cheio de magia, aventuras, dores e alegrias. Um universo infinito que, na rotina do dia a dia, acaba sendo esquecido". O artista ainda complementa que seu trabalho é, dentre muitas coisas, uma forma de resgatar o encantamento das pessoas pela vida.

Canções por encomenda

Questionado sobre os temas mais pedidos em suas composições, Tiago salienta que existem diversos exemplos diferentes, desde homenagem às mães e amigos, até sobre o próprio cliente.

"Já tive um cliente que encomendou uma música para si mesmo. Achei isso muito inusitado e desafiador, mas, no decorrer do processo criativo, tudo fez sentido e foi também um trabalho muito especial", relata.

Para encomendar uma música especial, as pessoas podem entrar em contato através da conta de Instagram @tiagoaugusto_artista ou pelo WhatsApp (15) 99117-5866. Segundo o músico, os valores variam bastante, mas costumam transitar entre R$ 400 e R$ 600, dependendo do nível de complexidade e horas dedicadas.

"Cada canção é uma peça única, assim como um quadro ou qualquer obra de arte", finaliza.

Publicidade