Publicidade

lazerecultura

Shopping de Campinas sedia exposição de 50 anos da Replan

Visitantes podem realizar passeio virtual pela refinaria de Paulínia até o dia 31 de maio; veja horários da atração

| ACidadeON Campinas -

Shopping de Campinas sedia exposição da Refinaria de Paulínia (Foto: Luciano Claudino/Código 19)

O Parque Dom Pedro Shopping recebe a partir desta terça-feira (17) a exposição "Replan 50 anos", em comemoração ao aniversário da Refinaria de Paulínia. A visitação ocorre até 31 de maio, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, de 12h às 20h. 

Em um espaço de 300 metros quadrados, os visitantes poderão conhecer a história da empresa e fazer um passeio virtual pela unidade que é responsável pela produção de 20% do petróleo processado pela Petrobras. 

Através de óculos de realidade virtual, a experiência oferece uma imersão digital. Durante a visita, é possível embarcar em uma plataforma e descobrir como é retirado o petróleo a mais de 7 mil metros de profundidade. 

Além disso, o caminho do petróleo, desde os campos do pré-sal até a transformação nos combustíveis que são usados nos automóveis, pode ser acompanhado por meio de uma maquete interativa. 

Para quem tem curiosidade, amostras de diversos produtos refinados pela empresa também estarão disponíveis para visualização. 

LEIA TAMBÉM 

Replan: veja curiosidades da maior refinaria de petróleo do país, em Paulínia 
Petrobras assina contrato para construção de unidade de diesel da Replan
Replan divulga faturamento bruto de R$ 70,9 bilhões em 2021

ATIVIDADE ACESSÍVEL 

De acordo com os organizadores, a vivência virtual da Replan é totalmente acessível. O local possui rampas disponíveis para cadeirantes em todos os espaços, piso tátil, placas em braile e maquete reproduzida em relevo. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS 

Além das atrações da exposição "Replan 50 anos", o público poderá assistir às apresentações especiais do coral do projeto social "Canarinhos da Terra" em duas sessões. O evento será realizado na sexta-feira (20), às 17h, e no sábado (21), às 19h30. 

Patrocinado pela Petrobras desde 2009, o projeto trabalha com mais de 900 crianças de Paulínia e Campinas, promovendo o aprendizado e desenvolvimento cultural através dos programas educacionais e culturais nas áreas de música e artes integradas. 

REFINARIA DE PAULÍNIA 

Na última quinta-feira (12), a Replan completou 50 anos de atuação. Responsável por atender cerca de 30% do território brasileiro e 55% do estado de São Paulo, a empresa tem como seus principais produtos o diesel, gasolina, querosene de aviação, asfaltos, gás de cozinha e propeno, dentre outros derivados de petróleo.

Publicidade