Aguarde...

ACidadeON

Voltar

lazerecultura_giro

Circuito CPFL leva Carreta Literária a Jaguariúna

A primeira parada da Carreta Literária em Jaguariúna será na Escola Municipal Professor Irineu Espedito Ferrari

| ACidadeON Campinas

A Carreta Literária também inclui um programa de capacitação dos professores (Foto: Divulgação) 

O Circuito CPFL leva ao município de Jaguariúna, a partir do dia 18 de fevereiro, o projeto Carreta Literária, um equipamento móvel em formato de carreta que remete a um food truck e procura associar a leitura a uma atividade lúdica.

Serão 500 livros para serem degustados e saboreados por 7 mil alunos de 13 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal. O projeto acontece por meio da Lei Rouanet e tem autoria e realização da CEC Brasil Cultura, Esporte e Cidadania.

O Circuito CPFL é um programa do Instituto CPFL que promove gratuitamente, em diversas cidades do país, sessões de cinema, teatro, projetos de incentivo à leitura, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações voltadas ao fortalecimento da cidadania. Em 2019, estão previstas iniciativas em mais de 100 localidades, alcançando milhares pessoas.

A primeira parada da Carreta Literária em Jaguariúna será na Escola Municipal Professor Irineu Espedito Ferrari, no próximo dia 18, às 9h. Cada escola terá acesso ao acervo da biblioteca em formato de food truck literário por 20 dias. A depender da fome pelos livros, os alunos poderão escolher o que ler dentro das classificações: Entrada, Prato Principal e Sobremesa.

O projeto parte do conceito de menu de livros para promover um caráter lúdico à experiência de se aproximar dos livros, tendo como pano de fundo o objetivo final de estímulo ao hábito de leitura. Nas opções de Entrada, oferece aperitivos como crônicas, contos e outras leituras breves. A opção Prato Principal sugere obras da literatura clássica e best sellers. Já para a sobremesa, as alternativas mais "doces" da literatura: livros infantis e de poesia.

"O cardápio de livros será oferecido pelo professor aos alunos do 1º ao 9º ano", informa Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, Secretária de Educação de Jaguariúna.

Segundo o coordenador do Carreta Literária no município, Edgar Maldonado, o projeto irá dinamizar o trabalho já realizado pelas bibliotecas nas escolas, pois traz um novo acervo e metodologia diferente.

"Os alunos serão servidos de saber e viverão essa experiência de maneira livre e lúdica. É uma novidade que vai deixar as aulas mais atrativas e interativas", reforça.

Após a permanência de 20 dias em cada uma das 13 escolas municipais de Jaguariúna, o acervo será doado à Secretaria de Educação. No dia da chegada do projeto, estarão presentes o prefeito Gustavo Reis e o diretor-superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

A Carreta Literária também inclui um programa de capacitação dos professores e voluntários para mediação no processo de leitura, com coordenação da CEC.

Mais do ACidade ON