Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

Noticias

Doação de 500 aparelhos auditivos é feita para pacientes

Empresa responsável pela ação planeja doar 1 milhão de aparelhos em todo o mundo até o fim da década

| ACidadeON/Campinas

 

A aposentada Edna Maria da Rocha se emocionou ao voltar a ouvir normalmente. (Foto: Renan Lopes/ACidadeON Campinas)

"Agora posso voltar a ouvir a televisão", ri Edna Maria da Rocha, que não ouvia direito há pelo menos cinco anos. "Ouvia tudo muito baixinho", diz. A aposentada é um dos 230 pacientes selecionados para receber um par dos cerca de 500 aparelhos auditivos doados nesta segunda-feira (25), em Campinas, para pacientes com déficit auditivo de moderado a grave.

A doação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e a Starkey Hearing Foundation, cujo projeto global visa doar mais de um milhão de aparelhos até o fim desta década.

Desenvolvidos pela Starkey Laboratories, empresa de Minnesotta, nos Estados Unidos, o par de cada aparelho doado pode custar mais de R$ 6 mil. Eles foram entregues pela fundação sem fins lucrativos criada pela companhia que atua em todo o mundo desde 1984. É a quinta vez que a fundação doa para o Brasil. Na última ação no país, em 2015, o ator americano Johnny Depp veio ao Rio de Janeiro participar da entrega dos aparelhos.

De acordo com o último Censo brasileiro, realizado em 2010 pelo IBGE, 9,7 milhões de pessoas sofrem de alguma deficiência auditiva. Destes, mais de 2 milhões possuem deficiência severa, na qual há uma perda de 70 a 90 decibéis da audição. Em Campinas, existem 48,3 mil pessoas com deficiência auditiva.  



OUVINDO DE NOVO

Assim como Edna, muitos pacientes presentes eram idosos e adultos que perderam a audição com o decorrer dos anos. Mas a ação contou também com a presença de pessoas mais jovens, como o caso de Daniele Bento, de 24 anos. Há três anos a audição da dona de casa passou a deteriorar e ela precisou de muita ajuda para cuidar do filho Antônio, de um ano de idade.

"Muitas vezes eu não ouvia ele chorando, então sempre precisava ter alguém comigo para cuidar direito dele", explica. Ela agradece a doação e vê o projeto como uma "benção". "Eu não teria condições de pagar por um aparelho destes, então só tenho a agradecer."

OUÇA BEM

A Prefeitura de Campinas fez a seleção de 250 pacientes no final de novembro de 2017, na primeira fase da doação, e parte do programa "Ouça bem", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Affonso Ferreira (braço social do Instituto Penido Burnier).

A segunda fase do programa ocorreu nesta segunda, com a entrega, orientação, limpeza dos ouvidos (dependendo do caso) e adaptação dos aparelhos aos selecionados, e a terceira fase inicia agora, consistindo em um acompanhamento fonoaudiólogo que será providenciado aos pacientes.

Além de Campinas, que foi selecionada nesta quinta doação porque a sede brasileira da companhia fica na cidade, mais de 550 pacientes receberão um par de aparelhos nesta terça-feira (26) em Jundiaí. 

Mais do ACidade ON