Entre os dias 3 de abril e 22 de maio, o Sesi Campinas recebe uma programação com dez filmes que celebram o cinema negro e fortalecem a importância da conscientização para a luta antirracista, e integraram a “19ª Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE)”.
O festival se concentra no tema “D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga”, renomado professor e antropólogo, conhecido por seu trabalho pioneiro no estudo do racismo no Brasil. A mostra também serve como uma oportunidade para dialogar sobre os impactos dos 20 anos da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira no Brasil.
Com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o SESI-SP participa, pela segunda vez, da Mostra, que chegou a sua 19ª edição em 2023.
Durante os encontros, idealizados com a perspectiva de ser um projeto acadêmico e cultural que reforçou o respeito à diversidade e à inclusão, foram realizadas diversas atividades que celebraram principalmente o cinema negro. A programação de filmes contemplou longas e curtas-metragens que foram exibidos no Centro Cultural Fiesp e uma série de palestras, painéis, mesas-redondas e homenagens.
Agora, em 2024, alguns dos filmes participantes serão exibidos em unidades do SESI-SP nas cidades…