Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

onlist

Enem: veja 3 dicas para se manter confiante no segundo dia do exame

Segundo dia da provas acontece nesse domingo, e orientadora educacional ensina como manter o ritmo e relaxar para a prova

| ACidadeON

Divulgação
É importante encontrar atividades prazerosas e relaxantes para alternar com os momentos de estudo

Nesse domingo (12), acontece o segundo dia de prova do Enem, exame que está sendo realizado em dois finais de semana consecutivos esse ano. É a vez dos alunos enfrentarem as provas que privilegiam as habilidades relacionadas ao cálculo e às ciências naturais. No total, são 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física).

Para Marina Maluf, orientadora educacional do Objetivo Centro, independente do resultado do primeiro dia, o aluno deve se manter positivo e confiante. Se ocorreu tudo bem na primeira prova, o candidato deve manter a preparação e a calma que teve e continuar atento e focado no segundo dia, a fim de manter os bons resultados. Mas e se a história for diferente?

1. "Se o aluno achar que não fez uma boa prova, certamente saberá elencar os motivos pelos quais isto aconteceu e pode usar isso a seu favor no segundo dia. Por exemplo, se o nervosismo atrapalhou, busque apoio em pessoas próximas e tente se acalmar; se não soube administrar o tempo, tente se organizar melhor na realização das questões; se não sabia tão bem o conteúdo, pense que no segundo dia o exame avalia outras áreas de conhecimento, de forma que ainda é possível mostrar o que foi aprendido. Então, se o aluno souber usar as situações adversas a seu favor, terá a chance de modificar uma situação que ainda não é fixa”, orienta a psicóloga.

2. Além disso, é essencial que o candidato busque atividades que possam trazer um refúgio e equilibrar sua rotina de estudos. É comum que, com tanta pressão e exigências sendo feitas durante o ano, a pesada rotina de estudos faça com que muitos vestibulandos deixem de prestar atenção em si mesmos. Sabendo disso, de acordo com a orientadora educacional, o aluno precisa se perguntar: “o que eu gostava de fazer e me acalmava antes deste período pré-vestibular?”. Se era desenhar, tocar um instrumento musical, sair com amigos, ouvir música antes de dormir, ir ao cinema ou estar próximo de pessoas queridas, é importante buscar por essa rotina novamente.

3. “A aceleração deste momento pode desconectar os vestibulandos do que gostam e lhes tranquilizam, portanto é necessário fazer um esforço ativo para que relembrem ou, até mesmo, descubram atividades prazerosas que sirvam de contraponto às intensas horas de estudo. Isso alivia muito a ansiedade”, finaliza Marina Maluf.

QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON