ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

onlist

Não passou no vestibular? Especialista dá dicas do que fazer

Ficar de fora das listas de aprovados não é o fim do mundo

| ACidadeON/Campinas

Vestibular da Fuvest seleciona para a USP 

As listas dos aprovados nos vestibulares estão terminando, e o que fazer se o seu nome não está nelas? Como motivar-se para seguir em frente e tentar com mais chances de êxito passar na faculdade?

"O segredo é lidar com a frustração, transformando-a em mola propulsora para os estudos", afirma a professora Saray Azenha, diretora dos cursos preparatórios da Oficina do Estudante, em Campinas. "É aprender a manter a calma para controlar a ansiedade, usando-a como aliado".

Mas como fazer isso na prática? "Procurando instituições que, além do conteúdo disciplinar, ofereçam suporte emocional, com psicólogo e/ ou coach. E que, além desses profissionais, tenha professores treinados para alicerçar o aluno nesse sentido", complementa a especialista.

Para o calouro de medicina, Bruno Papp Geraldi, que passou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), neste vestibular, o suporte emocional fez toda a diferença. "Os meus professores me ajudavam dentro e fora da sala de aula. Porque é não é fácil essa fase. É muita pressão que a gente sente - além da própria rotina puxada, que já pesa bastante. Eu surtei no 3º ano, mas, no cursinho, quando aprendi a relaxar, tudo fluiu, e eu passei na federal".

Em relação ao conteúdo disciplinar, especificamente, Saray orienta que seja traçado um mapa de desempenho do aluno, mensurando de forma precisa onde ele precisa avançar. Para tanto, o estudante tem que refazer as provas dos vestibulares, identificando as questões em que é deficiente.

A terceira dica é fazer uma lista extensa de exercícios baseado no conteúdo dessas questões em que é mais fraco, a fim de superá-las. E a quarta, é acompanhar vídeo-aulas, para assimilar e complementar todos os conteúdos necessários.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários