Confira dez dicas para o autoconhecimento

Especialista desenvolve novo método conhecido como Autosofia

    • ACidadeON/Campinas
    • ACidade ON - Campinas

O autoconhecimento é essencial para que o ser humano viva bem consigo e com os outros. A autosofia é um método inovador, desenvolvido pelo terapeuta transpessoal, João Gonsalves, com foco no autoconhecimento.

Segundo ele, a palavra autosofia significa sabedoria interior. "Auto, significa de si mesmo, e sofia significa sabedoria, ou seja, é a sabedoria própria", diz o terapeuta.

Para isso, João Gonsalves separou 10 dicas que qualquer um pode começar a praticar para se conectar à sabedoria interior.

1. Fazer terapia é um ótimo começo para a autoexpressão;
2. Perceber-se. Prestar atenção aos próprios sentimentos, sensações e pensamentos;
3. Concentre-se. Desenvolva o foco voltado para dentro de si.
4. Avalie suas limitações, defeitos e qualidades;
5. Liste as coisas pelas quais você pode agradecer;
6. Agradeça;
7. Aprenda coisas novas;
8. Tenha pausas para reflexões diária;
9. Utilize técnicas com profissionais capacitados, como meditação ou hipnose;
10. Pratique atividade física para que o corpo fique tão bem quanto a mente;

Para João, esses e outros passos, são parte da jornada para atingir o autoconhecimento. Os frutos de conhecer a si mesmo são muitos, dentre eles o melhor convívio em sociedade e a harmonia interior. "Mesmo desejando um determinado objetivo, nossas antigas crenças nos levam a agir seguindo os velhos padrões mentais e por consequência, a obtermos os mesmos antigos resultados. Na construção da nova maneira de pensar, temos que agir conscientemente, questionando os velhos padrões e reafirmando a nova malha mental; essa criação consciente nos encaminhará aos resultados que desejamos", afirma.

o autor do livro "Quem é você? Eu te ajudo a se lembrar", publicado pela editora Madras e encontrado nas grandes livrarias em todo Brasil.


0 Comentário(s)