Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

onlist

Veja dicas para estudar para o vestibular e assistir a Copa

Para João Rilton, professor de Neurociência da Unità Faculdade, controlar a ansiedade é o maior desafio

| ACidadeON/Campinas

Copa do Mundo e estudo para o vestibular podem caminhar juntos 

Que a Copa do Mundo mobiliza o País todo, todos já sabem. É natural ver as pessoas se organizando e planejando com os chefes, com os amigos e a família como assistirão as partidas de futebol. Para quem está em ritmo acelerado e com foco total nos estudos para o Vestibular, fica difícil simplesmente ignorar toda a festa que gira em torno da competição.

Para João Rilton, professor de Neurociência da Unità Faculdade, controlar a ansiedade é o maior desafio.

"Nesta altura do campeonato, o aluno que está focado desde o começo do ano já criou uma rotina de estudos. Isso significa que o cérebro já está treinado e preparado para receber informações durante determinado período e na hora pré-estipulada. É preciso muito cuidado e cautela durante o período, porque a Copa do Mundo pode sim chegar para atrapalhar", comenta o especialista.

João Rilton explica que cérebro cria uma estrutura de aprendizado que está relacionada ao hábito de estudo. Como isso funciona? Neurotransmissores são ativados no cérebro e fazem com que naquele período o aluno receba o aprendizado de maneira mais eficaz.

Essa química cerebral regula o sistema da rotina e da criação do hábito. Durante a Copa do Mundo, a ansiedade que os jogos trazem, podem atrapalhar essa programação cerebral e o aluno começa a vivenciar diversas emoções.

"A química cerebral que gera este estado biológico é bem diferente daquelas que geram o hábito de estudo. Ou seja, para o cérebro fica muito difícil organizar essa estrutura, porque ele vai sair do ritmo e se torna um desafio manter o mesmo foco que estava sendo aplicado antes", explica.

Para resolver esta questão, o especialista em neurociência ensina três técnicas que dá para executar facilmente:

1º Assistir aos jogos do Brasil está liberado: Estabeleça que o dia do jogo é um momento que você pode relaxar emocionalmente. É permitido se desligar do resto. Mas, nos dias que antecedem os jogos, é importante se manter 100% focado nos estudos. Evitar ler notícias sobre o assunto e manter a TV desligada. Desta forma a ansiedade da partida não interfere na programação cerebral que está com o comando ligado para o aprendizado.

2º Cultive uma imagem positiva pessoal para contrapor o desejo ansioso de pensar na Copa: Para criar esta imagem, escolha uma música que você goste bastante. Enquanto a música toca, pense em uma imagem de você colhendo os frutos de todo seu esforço. Tente imaginar que já está na universidade e já passou no Vestibular. A música ajuda a trazer essa programação neurolinguística e sentimentos positivos de bem-estar. Esse é um exercício que pode ser feito toda vez que bater uma maior ansiedade.

3º Pratique respirações bem lentas e profundas por três minutos e de forma concentrada. "É difícil manter a serenidade quando se está ansioso. Mas a respiração

Mais do ACidade ON