ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

onlist

Mercado digital: especialista cita 4 passos para inspirar jovens

Luis Rasquilha figura entre os 50 nomes para serem seguidos, segundo lista da Gama Academy

| ACidadeON/Campinas

 

Com a alta competitividade presente no mercado digital, é preciso ter muito mais do que o domínio técnico para ingressar e, principalmente, se destacar no segmento. Segundo o CEO da Inova Consulting e da Inova Business School, Luis Rasquilha, se você tem planos de ser um profissional nesta área, primeiramente, deve se manter atualizado das novidades do mercado.

Rasquilha está entre os 50 profissionais que todo mundo deve seguir, segundo lista da Gama Academy, que reuniu nomes de destaque para profissionais que estão iniciando suas carreiras no mercado digital se inspirarem.

"É preciso entender que a mudança é inevitável e permanente, portanto a atualização deve ser constante. No dia a dia, procure ter uma visão do que está acontecendo no geral e em particular na área em que atua, seja por educação formal, por consulta ou consumo de conteúdo disponibilizado por faculdades, escolas e empresas", aponta Rasquilha, que reuniu 4 passos essenciais para que o profissional digital realmente faça a diferença no seu trabalho. Confira:

1. Conheça e fique por dentro das atuais tendências digitais: O mundo digital está caminhando na direção da adoção crescente de automação inteligente (BigData, inteligência artificial, machine learning, etc) como ferramentas de uma melhor gestão dos negócios on-line. A volatilidade do comportamento do consumidor, a crescente concorrência e as dificuldades logísticas (para quem atua com e-commerce, por exemplo) não devem ser esquecidas. Por isso, acompanhe e saiba mais sobre os seguintes movimentos:
Conectividade permanente;
Convergência de todos os pontos em um único gadget;
Redução de atrito e simplificação de processos;
Proatividade nas relações;
Antecipação de necessidades e demandas;
Instantaneidade e imediatismo;
Novos meios de pagamento e métodos de proteção de dados.

2. Destaque-se com o currículo: É fundamental que você tenha competências primordiais no seu currículo para se destacar diante outros profissionais, como por exemplo, entender de programação em nível de gestão, conhecer as principais mudanças digitais e as tecnologias de suporte, e ter uma capacidade empreendedora rápida, alinhada e motivada pela análise das tendências como suporte de conhecimento.

3. Desenvolva habilidades: Segundo Rasquilha, quem trabalha com o mundo digital deve ter um perfil profissional voltado "a capacidade de arriscar, a visão de futuro e pensamento estratégico, o domínio de linguagens técnicas, a criatividade, o pensamento crítico, e a capacidade de improvisar e trabalhar de forma ágil e rápida", cita.

4. Mantenha a chave da inovação sempre ligada: O "pensar diferente" é de extrema importância para se destacar nesse mercado. Por isso, busque sempre novas soluções, siga pessoas interessantes e relevantes da sua área e, acima de tudo, tenha vontade de crescer, vencer e fazer a diferença deixando um legado para o futuro.

Veja também