Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

onlist

Como fugir das armadilhas do home office

Educadora financeira dá 4 dicas para otimizar o tempo e não perder o foco trabalhando de casa

| ACidadeON Campinas

O melhor jeito de trabalhar em casa é tendo um escritório, ainda que ele seja improvisado, no quartinho dos fundos 

Trabalhar em casa pode ser um sonho: você não precisar gastar dinheiro com locomoção, pode curtir a comida caseira, ter o horário flexível... Porém, como fazer para não misturar a vida profissional à pessoal?  

Afinal, focar no trabalho pode ser um pouco mais difícil do que muita gente pensa. Por isso, a educadora financeira Maiara Xavier, que já viveu essa experiência, resolveu passar algumas dicas de como escapar das armadilhas que o home office pode oferecer.

Local de trabalho
O melhor jeito de trabalhar em casa é tendo um escritório, ainda que ele seja improvisado, no quartinho dos fundos. Ter um espaço próprio para o trabalho é fundamental! Como não são todos que podem fazer isso, a recomendação é que, ainda que no mesmo ambiente, a pessoa crie um local separado dos demais destinado ao trabalho: uma mesinha com luminária na sala, uma cadeira diferente das demais, enfim... Um cantinho que você olhe e saiba que, quando estiver ali, o objetivo é trabalhar.

Ou seja, é o momento de esquecer da televisão, dos afazeres domésticos, das distrações. E isso vale no sentido inverso também... Quando você vê TV e trabalha no mesmo lugar sente que passou o dia inteiro trabalhando. Separar o local de trabalho do local de descanso é importante para, quando descansando, você não se sentir trabalhando.

Organize seus horários
Para conseguir cumprir todas as tarefas do dia, a sua agenda precisa estar bem organizada e definida. Não adianta nada trabalhar do começo da manhã até o fim da noite se seus objetivos não estiverem traçados e sua atenção não estiver totalmente focada naquela atividade. Por isso, monte uma tabela de horários, dessa forma você conseguirá arrumar a casa, ter seu momento de lazer e ainda focar nos negócios da melhor maneira possível. E trace metas para que você chegue ao fim do dia sabendo que realmente concluiu alguma tarefa.

Cuidado com as brechas
Fato: estar em casa e não perder o foco é praticamente uma missão impossível. Então é importante você sempre pensar: e se eu estivesse em uma empresa? Exemplo: depois do almoço, se você se sentir improdutivo e achar que um cochilo é essencial para a continuidade do trabalho, lembre-se que você tem uns 15 minutinhos apenas. Você não poderia dormir por uma hora no ambiente corporativo, poderia? E se uma amiga liga no meio da tarde? Pense: você ficaria conversando por horas com ela na frente do seu chefe? Explique que está ocupado e que podem se falar outra hora.

Comprometa-se
O mais importante desse momento é você estar em sintonia com o que precisar ser feito. Em vez de pensar que pode fazer tudo porque está em casa, aja como se estivesse saindo para trabalhar todos os dias. Mude de roupa (nada de pijama o dia todo!), tenha horários e mantenha o foco nos afazeres. Dessa forma você conseguirá manter tudo em ordem e aproveitar os benefícios do home office sem culpa depois.

Veja também