Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

onlist

Veja 10 dicas para manter o foco no treino após o Verão

Com mudanças climáticas, tendência é perder a empolgação e desistir da atividade física; personal trainer ensina como manter a motivação

| ACidadeON Campinas

Conte seus objetivos e suas metas a pessoas que torcem por você (Foto: Divulgação) 

Vai Verão, vem Outono. As mudanças climáticas da estação que chega dia 20 levam muitas pessoas a desistir da atividade física. As temperaturas caem derrubando, também, a disposição e a intensidade dos treinos.

Para não perder os resultados conquistados nos últimos meses, o personal trainer e Head Coach na CrossFit XRhydon, Weslley Barros, dá dicas para se adaptar e manter a rotina de treinos ao longo do ano.

Atenção especial à alimentação
A atenção à alimentação deve ser redobrada. À medida que cai a temperatura, o corpo exige alimentos mais calóricos. Se não houver foco no treino e na alimentação, o ganho de peso se torna inevitável, anulando todo o esforço feito no verão. "Procure um nutricionista e peça orientação sobre alimentos e suplementação que vão te ajudar a otimizar seus treinos", ensina o personal trainer Weslley Barros.

Tome bastante água

Com a proximidade dos meses mais frios, o clima fica mais seco e a poluição aumenta. Para evitar problemas de saúde, principalmente irritações nas vias aéreas, hidratar o corpo é fundamental. É importante tomar bastante água antes, durante e depois do treino. Com a saúde em ordem, a rotina de treinos se torna mais fácil.

Durma bem
Dormir bem é fundamental para o bom desempenho nos treinos. Durante a fase de sono profundo produzimos o GH, hormônio responsável pela recuperação do tônus muscular, vigor físico, por diminuir lesões das fibras musculares e pelo crescimento. Além disso, uma boa noite de sono vai proporcionar mais disposição e humor para encarar as atividades físicas.

Conte com ajuda de um profissional

Conte com a ajuda de um coach para potencializar seus treinos. O profissional de educação física é fundamental para garantir seu empenho e comprometimento com a atividade física. É ele quem vai te orientar, supervisionar e, principalmente, te incentivar quando bater o desânimo.

Seja otimista

Para Weslley Barros, pensar positivo é fundamental para manter-se motivado na rotina de treino. "Encare a atividade física com otimismo e de forma positiva. Isto vai te ajudar a fazer o exercício com mais empenho", orienta. Uma dica é sempre lembrar dos vários benefícios que a atividade física constante proporciona à saúde e ao bem-estar.

Capriche na playlist
Estudos mostram que a música melhora a performance de treinos que exigem um ritmo elevado por um longo período de tempo, como bicicleta ou corrida. O personal trainer afirma que, além disto, a música tem impacto no humor. Por isto, capriche na sua playlist, faça uma seleção de músicas que você gosta e que te estimulam. A música certa vai te dar mais disposição e energia para realizar o treino.

Defina metas possíveis
Definir metas reais e possíveis é uma das estratégias para evitar frustrações e desistência da atividade física. O conselho de Weslley é estipular pequenas metas e, depois de atingi-las, definir novas metas. "Ao criar estes desafios, que podem ser diários, você aumenta a motivação e o compromisso com o treino", diz Weslley.

Estipule recompensas

Estabelecer pequenas recompensas para cada objetivo alcançado também é uma ótima ideia para manter o foco ao longo do ano. O personal trainer ensina que a estratégia é definir metas, que podem ser mensais ou semanais. E para cada meta alcançada, uma recompensa. Pode ser, por exemplo, um look novo para o treino.

Anote sua evolução
Registrar suas conquistas é uma ótima forma de manter a motivação. Para Weslley, tão importante quanto anotar a perda de peso e de medidas, é registrar, também, a evolução do desempenho. "Se antes você corria 3k e agora corre 5k, por exemplo, não deixe de anotar. Ao ver que o seu esforço está dando resultados reais, você terá mais fôlego para continuar os exercícios", comenta.

Compartilhe
Conte seus objetivos e suas metas a pessoas que torcem por você. E compartilhe suas conquistas também. Os amigos poderão te dar apoio e motivação quando bater o desânimo.

Mais do ACidade ON