Seis etapas para fazer sua própria casa de contêiner

Processo da obra leva de 60 a 90 dias dependendo do projeto

    • ACidadeON
    • ACidade ON
Divulgação/Renove
Opção de contêiner é uma boa para quem quer construir rápido e com arquitetura moderna. Créditos: Divulgação/Renove

Já pensou em morar em um contêiner? Tendência na Europa e no Japão, o modelo de edificação chegou ao Brasil no início dos anos 2000. O ACidade ON procurou a Renove para explicar como é possível ter a sua própria casa de contêiner. A empresa foi fundada pela arquiteta Tuani de Miranda e pelo administrador Vinicius Pratalli,  em 2016, em Campinas (SP).

Todo o processo pode levar de 60 a 90 dias, dependendo do projeto arquitetônico. A rapidez na entrega da obra é uma das vantagens de uma construção com esse perfil.

1) Visita ao terreno

A primeira etapa para uma obra em container é a visita ao terreno em que o material será instalado. Com isso, será analisado o perfil do terreno e do seu entorno para o desenvolvimento do projeto e determinar qual será a logística do descarregamento para a colocação dos containers no local de montagem final.

Divulgação/Renove
Perfil do terreno e do seu entorno são primeira etapa para construção. Créditos: Divulgação/Renove

2) Programa de necessidades

Neste segundo passo, o cliente fornece as documentações do terreno, como escritura, matrícula, ficha informativa, IPTU, comprovante de endereço e documentos do proprietário. Também é o momento de entender qual é a ideia de investimento da obra e as necessidades em relação ao projeto. Se for uma residência, quantidade de quartos e banheiros, dimensão dos cômodos e área final imaginada. No caso de um comércio, quais são as áreas comuns necessárias e a metragem.

Divulgação/Renove
Quantidade de quartos e banheiros fazem parte da 2ª etapa de construção. Créditos: Divulgação/Renove

3) Projeto arquitetônico

Nesta fase, arquiteto e cliente analisam o programa de necessidades e são colocadas as ideias arquitetônicas na obra. Neste processo, é verificado o Código de Obras da cidade, que estabelece o que é permitido construir na região, e o norte do Sol. Após a aprovação do projeto pelo cliente, entra-se com o pedido de aprovação na Prefeitura.

Divulgação/Renove
O que é permitido ou não construir entra na fase 3. Créditos: Divulgação/Renove

4) Orçamento da obra

Todos os itens de mão de obra e materiais que serão utilizados são descritos e separados por etapa de execução. O cliente avalia se está de acordo com cada valor para na sequência iniciar a construção. É possível começar a obra com um orçamento de R$ 25 mil ou um custo de R$ 1.300 o m².

Divulgação/Renove
Tamanho da casa e se serão dois andares entram no orçamento da obra. Créditos: Divulgação/Renove

5) Execução da obra

Com o orçamento aprovado, é feita a compra dos materiais e a contratação da mão de obra, tudo mediante pagamento de cada etapa da construção. As etapas de execução da obra são serralheria, drywall, esquadrias, elétrica, hidráulica e pintura.

Divulgação/Renove
Marcenaria, drywall: a 5ª fase da obra é a hora de escolher os materiais. Créditos: Divulgação/Renove

6) Montagem final

Ao concluir a montagem dos módulos de container, cada estrutura é levada separadamente ao terreno, que já deve estar com as bases de fundação instaladas, para a montagem e retoques finais.

Divulgação/Renove
Parte final da obra e a hora da decoração. Créditos: Divulgação/Renove

 

 


0 Comentário(s)