Aguarde...

Política

Justiça determina volta de Facebook crítico de Jonas

Ele havia sido retirado do ar após a Justiça de Campinas exigir que a empresa apagasse cerca de 70 postagens com críticas ao prefeito

| ACidadeON Campinas

Perfil que criticava Jonas Donizette (PSB) voltou ao ar (Foto: Divulgação/PMC) 

O TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) determinou a volta do perfil do Facebook de José Afonso Bitencourt. Ele havia sido retirado do ar após a Justiça de Campinas exigir que a empresa apagasse cerca de 70 postagens com críticas ao prefeito Jonas Donizette (PSB).

Bitencourt foi diretor da Ceasa, indicado por Jonas, durante dois anos e meio no primeiro mandato do prefeito. A decisão determinava que as portagens fossem retiradas do ar em um prazo de 24 horas.

De acordo com a desembargadora e relatora do processo, Clara Maria Araújo Xavier, as críticas são apenas à figura pública, na qual Jonas está sujeito.

"As críticas proferidas pelo agravado dizem respeito ao trabalho exercido pelo agravante no cargo de prefeito, sendo certo que o direito de expor ideias e críticas deve, tanto quanto possível, ser preservado, mormente quando o caso encerra assertivas envolvendo a administração pública", diz a sentença.

Ao ACidade ON, Bitencourt disse que tem feito críticas a Jonas principalmente depois da Operação Ouro Verde, que apura desvio de verbas no hospital, e do projeto que aumentou o IPTU na cidade em até 30%. E que apenas compartilhava reportagens da imprensa local, com comentários sobre as mesmas.

Procurado, Jonas informou, através de assessoria de imprensa, que o pedido era sobre a a retirada das postagens o que foi mantido e não a retirada do perfil do ar. O prefeito não havia pedido da retirada do perfil.

Mais do ACidade ON