Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Política

Parlamento Jovem toma posse na Câmara

O presidente será Samuel Tigre, aluno da Escola Municipal Padre Domingos Zatti

| ACidadeON Campinas

O presidente será Samuel Tigre, aluno da Escola Municipal Padre Domingos Zatti (Foto: Divulgação/Câmara) 

Os estudantes-vereadores eleitos para formarem a atual edição do Parlamento Jovem tomaram posse. Participaram 23 escolas de Campinas sendo 16 municipais, quatro particulares e duas estaduais. O presidente será Samuel Tigre, aluno da Escola Municipal Padre Domingos Zatti.

Além de Tigre, foram eleitos para compor a mesa os alunos Keven Ferreira (1º vice-presidente), Paulo Emanuel ( 2º Vice-presidente); Maria Izabel Pongelupp (1ª secretária) e Joyce Nascimento ( 2º Secretária). Todos eles concorreram pela chapa Defensores da Democracia, que venceu a concorrente Juventude Democrática em segundo turno por 19 votos a 11, invertendo o resultado do turno inicial.

"É uma tarefa difícil, demanda trabalho e responsabilidade, mas tenho expectativa alta e espero fazer um bom trabalho. Peço a todos os meus colegas para que continuem exercendo o papel de cidadãos, nós também temos que cobrar os políticos que não fazem o trabalho corretamente e parabenizar os que trabalham direito", disse o presidente.

Na primeira votação foi justamente a Juventude Democrática, capitaneada pela aluna Haru Byers, que superou a concorrente por 16 votos a 14. Porém, como havia 30 alunos presentes três não puderam comparecer à posse - no pleito inicial a vencedora não atingiu 17 votos, conforme exigido regimentalmente, a eleição foi para segundo turno e a o resultado mudou o cenário.

O QUE É?

O Parlamento Jovem Campinas é um programa de formação política que tem por objetivo potencializar a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político. Com edições destinadas a alunos(as) de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, possibilita a participação dos alunos em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, onde cada um deles atua como um(a) jovem vereador(a).

O Programa que está em sua quarta edição, a segunda do ano de 2019 - é uma iniciativa da Câmara Municipal, que por meio da Elecamp (Escola do Legislativo de Campinas) proporciona aos estudantes conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal, e para as escolas trabalharem conteúdos relacionados à formação política e cidadã.

"Estamos extremamente felizes com o programa, pois ele incentiva os jovens a conhecerem mais o mundo político, a aturem mais nos rumos da sua comunidade e da cidade", destaca o vereador Marcos Bernardelli (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Campinas.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON