Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Política

Jonas sanciona lei que institui Justiça Restaurativa

A Justiça Restaurativa é um processo colaborativo, que envolve as partes afetadas, em busca da melhor forma de reparar o dano causado pela transgressão

| ACidadeON Campinas

Jonas sancionou a lei na tarde desta terça-feira (Foto: Divulgação) 

O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), sancionou, na tarde desta terça-feira (3), a lei que institui a Justiça Restaurativa na cidade.

A Justiça Restaurativa é um processo colaborativo em que as partes, agressor e vítima, afetadas mais diretamente por um crime, determinam a melhor forma de reparar o dano causado pela transgressão.

A lei foi construída em parceria com o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Marcelo da Cunha Bergo e com o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo). A lei pode ser aplicado em práticas como pichação, dano de patrimônios, como em escolas, e outros delitos cometidos por adolescentes.

O programa de Justiça Restaurativa prevê a criação de uma comissão de gestão - um órgão consultivo, deliberativo e de coordenação. Além disso serão criados espaços de atendimento direto à comunidade.

Em Campinas, a princípio, será aplicado de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). A intenção é, com o tempo, abranger também maiores de 18 anos.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON