Aguarde...

Política

Covid-19: vereadores votam testes e barreira acrílica nas escolas

Os dois projetos que visam prever medidas de segurança a serem implementadas visando à volta as aulas nas escolas da cidade

| ACidadeON Campinas

Sessão de Campinas será nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) 

Os vereadores de Campinas vão votar, nesta quinta-feira (10), dois projetos que visam prever medidas de segurança a serem implementadas visando à volta as aulas nas escolas da cidade. A sessão começa às 9h30 e é transmitida de forma remota.

O primeiro deles, de autoria do vereador Permínio Monteiro (PSB), obriga a realização do teste para o diagnóstico de covid-19 em todos os professores e funcionários das rede municipal de ensino antes do retorno das atividades escolares, em virtude do período de pandemia decretado pelo Poder Executivo.

Já o segundo, também de autoria de Monteiro, determina que as escolas deverão implementar mecanismos de proteção como barreiras de acrílico entre as carteiras escolares, bem como garantir o adequado distanciamento social e instalar totens com álcool em gel por meio de acionamento de pedal (em número suficiente para atender as pessoas que circulam pela escola) .

O projeto obriga ainda os colégios a utilizarem termômetro digital para medição de temperatura de alunos, professores e funcionários, e determina que o estabelecimento de ensino que descumprir o determinado quando do retorno das aulas presenciais durante a será multado no valor de mil UFCs, o que equivale a R$ 3.616,10. 

Ambos os projetos são votados em primeira e segunda discussão, e caso aprovado segue para a sanção do prefeito.  

ATIVIDADES FÍSICAS 

Outro projeto que também visa determinar ações na pandemia, o PL de autoria do vereador Mercelo Silva (PSD) que também será votado em dois turnos hoje, dispõe sobre o adotamento de medidas para possibilitar o retorno de atividades físicas e esportivas em Campinas.  

Segundo o parlamentar, o projeto tem por objetivo garantir a prática esportiva, mas de forma segura. Assim, para as ações de retorno das atividades esportivas coletivas, os responsáveis pelo local ou atividades de esportes coletivas nas áreas públicas e privadas deverão se certificar de diversos protocolos para a retomada das atividades.


Mais do ACidade ON