Aguarde...

Política

Veja lista de vereadores que não foram reeleitos em Campinas

11 parlamentares não conseguiram se reeleger e não estarão na Câmara de Campinas a partir do ano que vem

| ACidadeON Campinas

Câmara de Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19)

*Esta matéria foi corrigida às 18h35 do dia 16 de novembro de 2020 

Um total de 11 vereadores de Campinas não foi reeleito na cidade no domingo (15) e, por isso, deixam os gabinetes a partir do dia 1º de janeiro de 2021. No total são 33 cadeiras para o mandato que vale até 2024 e com recorde de mulheres no Legislativo (leia mais aqui).

Por causa disso, a renovação na Câmara ficou com um percentual de 48,4%. No total, 12 ocuparão o cargo pela primeira vez e quatro já foram vereadores anteriormente.

Entre os políticos que não conseguiram a reeleição, todos são homens e a maioria é do PSB, o mesmo partido do atual prefeito de Campinas, Jonas Donizette (veja lista abaixo). Outros dois vereadores ligados ao PSDB também não conseguiram a reeleição, sendo que um deles é o atual presidente da Câmara, Marcos Bernardelli (PSDB).

Do PT, dois atuais vereadores estão fora da Casa de Leis no próximo ano. Um deles é o candidato Carlão do PT que não se reelegeu. O outro é Pedro Tourinho que concorreu às eleições, mas no cargo de prefeito. Ele ficou em terceiro lugar no primeiro turno (leia mais aqui). Essa é a mesma situação de André von Zuben (Cidadania).

NEM TENTOU OU INDEFERIDO

Dois candidatos não tentaram se reeleger para cargos públicos nas eleições de 2020. O primeiro é o Tenente Santini (PP), que chegou a ser cotado como prefeiturável em Campinas no primeiro semestre. Este foi o único mandato de Santini na Câmara.

O outro que ficou fora da corrida eleitoral porque também não tentou foi o candidato Antônio Flôres, que atualmente está sem partido. Já Campos Filho (Podemos) e Vinicius Gratti (PP) tentaram a reeleição, mas tiveram a candidatura indeferida pela Justiça. Ambos continuam sub judice.

SEM REELEIÇÃO

- Aurélio Cláudio (PDT)
- Campos Filho (Podemos) - sub judice
- Carlão do PT (PT)
- Cidão Santos (PSL)
- Gilberto Vermelho (PSB)
- Jorge da Farmácia (PSDB)
- Luis Yabiku (PSB)
- Marcos Bernardelli (PSDB)
- Paulo Galterio (PL)
- Pr. Elias Azevedo (PSB)
- Vinicius Gratti (PP) - sub judice

NÃO TENTARAM  

- Tenente Santini (PP)
- Antônio Flores (Sem partido)

CANDIDATOS A PREFEITO  

- Pedro Tourinho (PT)
- André von Zuben (Cidadania)


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON