- Publicidade -
PolíticaCâmara vota projeto que cria Lei Municipal de Atenção à Gagueira

Câmara vota projeto que cria Lei Municipal de Atenção à Gagueira

Segunda Reunião Ordinária de 2025 acontece nesta quarta-feira (5), a partir das 18h, e deve debater, principalmente, nomeação de ruas, praças e vias

- Publicidade -

A Câmara Municipal de Campinas realiza nesta quarta-feira (5) a segunda Reunião Ordinária do ano. A sessão será aberta às 18 horas no Plenário do Legislativo e tem como uma das propostas previstas para votação, em análise inicial, o Projeto de Lei da vereadora Guida Calixto (PT) que cria a Lei Municipal de Atenção à Gagueira.

Segundo a parlamentar, o objetivo da proposição é assegurar e a promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais pela pessoa que gagueja, visando à inclusão social e cidadania.  

“Como já é evidenciado pela ciência, a gagueira não tem causa psicológica e nem emocional, embora a sociedade ainda entenda desse modo errôneo suas causas e manifestações. Socialmente e culturalmente, a pessoa que gagueja é mal compreendida e, muitas vezes, rotulada indevidamente quanto aos seus aspectos cognitivos, sociais e comportamentais. A ideia desse projeto é reduzir o senso comum acerca da gagueira e promover acolhimento, direcionamento, intervenção precoce e redução da estigmatização da gagueira”, pontua Guida.  

Além da votação da Lei Municipal de Atenção à Gagueira, a sessão de hoje deve debater, principalmente, a nomeação de ruas, praças e vias de circulação de veículos.  

Lei Municipal de Atenção à Gagueira  

O projeto de Calixto estabelece que o Executivo deverá fomentar, em toda a rede pública municipal de ensino em Campinas, atividades voltadas ao esclarecimento sobre a gagueira, causas e impactos na qualidade de vida da pessoa que gagueja. Estas atividades também deverão ser promovidas na integralidade da administração pública.

“Também deverão ser capacitados servidores e todos os demais trabalhadores com atuação na administração pública para realizarem o correto e acolhedor atendimento à pessoa que gagueja, e fomentadas campanhas periódicas de esclarecimento na sociedade. O projeto também estabelece o combate à criação e disseminação de estigmatizações referentes a gagueira e a pessoa que gagueja. Eu mesmo sou gaga e vivi de perto esse tipo de estigma”, ressalta a parlamentar.  

Entre outras determinações, a proposta da Lei Municipal de Atenção à Gagueira também prevê o atendimento e tratamentos necessários e especializados voltados à gagueira na Rede Municipal de Saúde. “Isso é muito importante, porque a detecção e intervenção precoce reduz diretamente o impacto da gagueira na qualidade de vida das pessoas que gaguejam. A gagueira persistente tem prevalência em 80% dos casos e grandes possibilidades de remissão quando o diagnóstico e a intervenção são realizados o mais próximo do início da manifestação do transtorno, ainda na infância”, conta. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

- Publicidade -

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Rodeio de Limeira abre 1.650 vagas de emprego; veja como se candidatar

Sebrae-SP oferece 190 vagas para cursos e oficinas na região de Piracicaba

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas