- Publicidade -
PolíticaEleiçõesEleições 2024: saiba quais são as responsabilidades de prefeito e vereador

Eleições 2024: saiba quais são as responsabilidades de prefeito e vereador

A escolha nas eleições 2024 deverá ser feita pelos habitantes de 5.668 municípios do país; veja as responsabilidades dos cargos

- Publicidade -

Neste ano, mais de 155,9 milhões de brasileiros estão aptos a votar para a escolha do próximo prefeito e dos vereadores da cidade em que mora. A escolha nas eleições 2024 deverá ser feita pelos habitantes de 5.668 municípios do país. Somente Brasília e Fernando de Noronha não participam.

Em Campinas são 884.726 eleitores aptos a ir às urnas para escolher os novos prefeitos e vice-prefeitos, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em comparação com o pleito de 2020, o número de cidadãos aptos a votar na região cresceu 4,9%. Na última eleição municipal, o total de eleitores era de 843.433, ou seja, são 41.293 eleitores a mais neste ano. A maioria do eleitorado em Campinas é feminino (53%), solteiro (56%), tem ensino médio completo (30,4%) e possui entre 45 e 59 anos (25,6%)veja aqui os dados completos.

Com mandato de quatro anos, o prefeito, o vice e o vereador podem ser considerados os políticos que atuam mais próximos do dia a dia da população, tendo impacto direto, por exemplo, na manutenção de vias, na coleta do lixo e na construção da creche do bairro.

Em Campinas estão na disputa das eleições 2024:


 631 candidatos na disputa eleitoral deste ano, sendo:  

  • 5 candidatos a prefeito;  
  • 5 candidatos a vice-prefeito;  
  • 621 candidatos a vereador para as 33 cadeiras na Casa de Leis, o que representa uma concorrência de 18,81 candidatos por vaga (leia mais aqui).  

Eleições 2024: O que um prefeito, vice-prefeito e vereadores fazem?

Chefe do Executivo municipal, o prefeito, e eventualmente seu vice, têm o dever expresso de promover o atendimento à saúde da população, responsabilidade que compartilha com os governos estadual e federal, em parceria. Com os mesmos parceiros, deve zelar pelo meio ambiente do território municipal.


O prefeito tem ainda o dever de promover o saneamento básico, junto com o governo estadual. Outra atribuição do chefe do Executivo local é organizar o trânsito e garantir o serviço de transporte público.

Para todas as tarefas, os prefeitos dispõem de verbas de impostos como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ISS (Imposto Sobre Serviços). Todos os municípios têm direito ainda a uma parte das arrecadações federais, por meio do Fundo de Participação dos Municípios. O montante é calculado de acordo com o tamanho da população.

O prefeito é o responsável por administrar a aplicação de todo esse dinheiro. O orçamento de grandes cidades como Campinas e São Paulo, superam a casa dos bilhões. Já, cidades menores, contudo, com frequência têm dificuldades para pagar até mesmo contas correntes como os salários dos servidores e necessitam de repasses adicionais do governo federal e do Congresso, por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União.

- Publicidade -

A prefeita ou prefeito é obrigado a enviar o orçamento de cada ano para análise pela Assembleia Legislativa. Esse é um dos principais deveres dos vereadores, verificar e aprovar como será feita a aplicação da verba pública municipal. O processo é análogo ao que ocorre nas esferas estadual e federal.

A vereança é ainda uma das responsáveis por fiscalizar a aplicação dos recursos conforme o previsto, junto com outros órgãos como o Ministério Público. Na hora de gastar, a prefeita ou prefeito deve observar o que determina a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), sob pena de se tornar inelegível.

Os vereadores têm ainda o poder de aprovar as leis municipais, que regulam aspectos muito diretos da vida da população, desde o ordenamento do solo, o funcionamento do comércio, até as regras de construção (Código de Obras e Edificações) e o transporte  escolar.

Algumas dessas leis precisam ser apresentadas pelo Executivo municipal, entre elas a Lei Orgânica do município, uma espécie de Constituição local, que aborda os mais diversos aspectos da vida em sociedade, incluindo a própria organização dos poderes municipais e os princípios que regem a administração pública local.


Na Lei Orgânica estarão estabelecidos, por exemplo, a quantidade de vereadores em número proporcional ao tamanho da população e os limites de gastos com o salário desses parlamentares, que não podem ultrapassar 5% do orçamento municipal, de acordo com a Constituição da República.


É no trabalho conjunto de prefeitura e vereadores que avança a urbanização das cidades, dependendo deles desde a iluminação da rua até o asfaltamento de vias.


O prefeito atua ainda como representante do município em reuniões com autoridades diversas, nas quais tem o dever de atrair benefícios para sua cidade.

Quando acontece as eleições neste ano?

O eleitor tem até 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais de 2024, para escolher seus candidatos. A campanha eleitoral começou na última sexta-feira (16).

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba pode ter dia mais quente do mês antes de frente fria derrubar a temperatura; veja previsão

Ex-baterista do Guns N’ Roses fará show em Piracicaba amanhã; veja local

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -