Falta um ano para as eleições gerais de 2026, mas a preparação para o pleito já começou. A Justiça Eleitoral alerta que o cadastro de eleitores será fechado em 6 de maio de 2026, 150 dias antes da votação, conforme determina a legislação.
Durante esse período, não serão aceitos novos pedidos de título de eleitor, transferências, alterações cadastrais ou regularizações. O atendimento só volta após o término da apuração, em todo o país.
Por isso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recomenda que os eleitores regularizem sua situação o quanto antes, especialmente para evitar filas e sobrecarga no atendimento entre abril e maio do próximo ano.
Quem tiver dúvidas sobre multas, pendências ou cancelamento de título pode consultar sua situação eleitoral na opção “Título Eleitoral” do Autoatendimento disponível no site do TSE. No mesmo local, é possível solicitar a regularização de um título cancelado.
Motivos mais comuns para cancelamento
Um dos principais motivos para o cancelamento do título é não votar em três eleições consecutivas (cada turno conta como uma eleição), sem justificar a ausência ou pagar as multas correspondentes.
Segundo o TSE, mais de 1 milhão de eleitores no estado de São Paulo deixaram de votar nas últimas três eleições, mas apenas 53,2 mil conseguiram regularizar a situação.
Outros fatores também podem levar à suspensão ou cancelamento do título, como:
• perda dos direitos políticos;
• condenação criminal transitada em julgado;
• condenação por improbidade administrativa;
• ou cumprimento do serviço militar obrigatório.
Mais detalhes sobre o processo estão disponíveis na Carta de Serviços no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), na aba “Serviços Eleitorais”.
Multas e formas de pagamento
As multas por ausência às urnas ou por não comparecimento como mesário podem ser pagas pela opção “Débito Eleitoral” no site do TSE, com boleto, cartão de crédito ou Pix. O valor é de R$ 3,51 por turno para quem não justificou a ausência ou não se alistou até os 19 anos.
Quem estiver com pendências na Justiça Eleitoral pode ser impedido de tirar passaporte, assumir cargo público ou renovar matrícula em instituições de ensino.
O TSE reforça que a quitação eleitoral deve ser feita o quanto antes para evitar complicações. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 148, ou mediante agendamento em um cartório eleitoral.
Fechamento do cadastro define número de urnas
Durante o fechamento do cadastro, a Justiça Eleitoral também calcula o número de eleitores por seção e define a quantidade de urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito.
Nas eleições municipais de 2024, o estado de São Paulo contou com 103.021 seções eleitorais, número maior que o de 2022 (101.628 seções).Cada seção corresponde a uma urna eletrônica, e há ainda urnas de contingência, usadas em caso de falha técnica. Em 2024, elas representaram cerca de 15% do total.
Atualmente, São Paulo possui 33,4 milhões de eleitores aptos, segundo dados do TSE de setembro de 2024. No último pleito, 25,6 milhões compareceram às urnas, o que representa 74,67% do eleitorado paulista.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba recebe inscrições para vagas na Educação Infantil em 2026; saiba como fazer o agendamento
Limeira ganhará clínica veterinária gratuita em novembro; saiba como funcionará/