- Publicidade -
PolíticaEleições: TSE reforça treinamento para mesários no segundo turno

Eleições: TSE reforça treinamento para mesários no segundo turno

Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza material de reforço até 27 de outubro; veja como é

- Publicidade -
Urnas eletrônicas (Foto: LR Moreira/Secom/TSE)
Urnas eletrônicas (Foto: LR Moreira/Secom/TSE)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está reforçando o treinamento para mesários no segundo turno das Eleições 2022, marcado para o dia 30 de outubro, um domingo. Segundo o órgão, o conteúdo é para garantir que todos exerçam a função com tranquilidade e segurança.

O treinamento do TSE ficará disponível até as 18h do dia 27 de outubro, na página de Educação a Distância, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesários, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para capacitar as pessoas que atuam nestas eleições.

Segundo a secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal (SGP/TSE), Thayanne Fonseca, que coordenou o Grupo de Trabalho responsável por elaborar as instruções aos mesários, a ideia é oferecer uma revisão para os que fizeram o treinamento para o primeiro turno e uma nova oportunidade para aqueles que ainda não realizaram a capacitação.

Todos os conteúdos estarão liberados, não sendo necessário realizá-los em sequência, o que permitirá certa autonomia para que a mesária ou o mesário busque pelo tópico que deseja rever ou conhecer. A chave de inscrição para o curso, recebida anteriormente, é a mesma, não sendo necessária uma nova.

LEIA TAMBÉM

Porco-espinho é flagrado em um conduíte de água suspenso em Campinas

Veja como tentar uma das 336 vagas em novo atacadista na Abolição, em Campinas

- Publicidade -

 

COMO FOI NO PRIMEIRO TURNO?

No primeiro turno, 1.852.959 mesários trabalharam, com um índice de ausência de apenas 1,1%, o menor de todas as eleições. Apenas 20.596 mesários não compareceram. “Isso mostra a vontade das mesárias e dos mesários em contribuir, em fazer parte das eleições, em auxiliar os eleitores no dia da votação. Mostra, ainda, o compromisso deles com o Brasil e com a Justiça Eleitoral. Somos muito gratos à participação de todos”, destacou.

A média de ausências nos anos anteriores era de 2%, chegando a 3,7%, em 2020, quando as eleições foram realizadas em meio à pandemia de covid-19.

COMO É O MATERIAL DE REFORÇO

Tanto na página EAD, quanto no aplicativo, o material está organizado em módulos, de forma a tornar a navegação intuitiva e de fácil acesso por parte dos usuários. O conteúdo vem acompanhado de imagens ilustrativas, cartilhas e outros documentos de apoio, como o Manual do Mesário e o Guia Rápido para o Dia da Eleição. Também fica à disposição um vídeo com instruções e treinamento específico para quem vai atuar nas Eleições 2022.

No aplicativo, ainda podem ser encontradas orientações sobre fluxo de votação; procedimentos a serem adotados na seção eleitoral; checklist de início e de encerramento dos trabalhos; dicas de como combater a desinformação; medidas sanitárias para a prevenção do contágio pelo coronavírus; quiz para testar conhecimentos; e soluções para possíveis problemas que podem ocorrer durante a votação. 

LEIA MAIS

Comercialização de carne moída terá novas regras a partir de novembro; conheça as mudanças
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -