Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

Eleições

A Cidade esclarece informações das eleições deste ano

O que é a Ursal, citada no debate dos presidenciáveis? Na última semana, o termo ganhou as redes sociais após debate

| ACidadeON/Ribeirao

Eleições 2018 (foto ilustrativa / Agência Brasil)
 

 A Ursal seria a União das Repúblicas Socialistas da América Latina. Na última semana, o termo ganhou as redes sociais após o candidato Cabo Daciolo perguntar ao candidato Ciro Gomes o que ele tinha a dizer sobre a Ursal durante o debate dos presidenciáveis de quinta-feira (9).  

Na internet há vários registros falando no tema, no entanto nenhum dado apresenta fundamento. Esse termo - Ursal - foi criado há mais de 10 anos por integrantes da extrema direita brasileira, dando a entender que havia uma conspiração da extrema esquerda das Américas para formar uma aliança no entorno do regime socialista. A ideia seria unir as nações socialistas da América em um bloco parecido ao que foi a antiga União Soviética.  

1 - LuLa e Bolsonaro na mesma chapa  

Circulou uma montagem por meio do WhatsApp durante a semana mostrando a foto do ex-presidente Lula e do deputado Jair Bolsonaro, dizendo que os dois estão na mesma chapa disputando a presidência da República. A montagem é fake news. Em nenhum momento foi sequer cogitada uma aliança entre os dois políticos citados. 

2 - Pabllo Vitar vice do PT  

Outra montagem que circulou nas redes sociais mostra o PT anunciando a cantora Pabllo Vittar como vice-candidata a presidente. Na realidade, a imagem original mostra o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, escolhido para ser o vice na chapa que até o momento é encabeçada pelo ex-presidente Lula. 

3 - Ex-Vereadores Sevandijas candidatos  

Vários eleitores estão comentando que os ex-vereadores de Ribeirão Preto afastados pela Operação Sevandija em 2016 serão candidatos a deputado em 2018. No site do TRE-SP, até sexta (10) à noite, os partidos que esses ex-vereadores são filiados ainda não haviam protocolado as listas com os pedidos de registro.   
 

Debate com os candidatos à presidência realizado no último dia 9 (foto: Paulo Lopes / Futura Press / Folhapress)

VEJA MAIS:

Debate de presidenciáveis e o candidato Cabo Daciolo  

No primeiro debate televisivo com os candidatos à Presidência, realizado na quinta (9), Geraldo Alckmin (PSDB) foi o alvo preferencial dos adversários. É inevitável que um debate com 8 candidatos se torne superficial e disperso. Nesse cenário, o perfil pitoresco de Cabo Daciolo (Patriota) fez com que ele fosse o único beneficiário do evento.  

O ex-bombeiro se tornou mais conhecido, espelhando-se no modelo bizarro de Enéas Carneiro para atrair um voto de protesto, e, de quebra, ainda serviu para formar dobradinha com Jair Bolsonaro e atacar a política tradicional.  

Também marcaram presença Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Álvaro Dias (Podemos), Guilherme Boulos (Psol) e Henrique Merelles (MDB) - todos de coligações com o mínimo de 5 congressistas, obrigados a serem convidados por lei.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON