Aguarde...

Eleições

Justiça Eleitoral afirma ser fake urna que se 'autocompleta'

Vídeo que viralizou nas redes sociais mostra urna eletrônica se 'autocompletando' após eleitor apertar a tecla 1, resultando no número 13 do candidato do PT

| ACidadeON

 

Segundo Justiça Eleitoral, vídeo que mostra urna se 'autocompletando' é montagem (Foto: reprodução)

A Justiça Eleitoral afirmou ser fake um vídeo que viralizou neste domingo (7) nas redes sociais denunciando que uma urna eletrônica, após o eleitor apertar o número 1 , se autocompleta com o 3, resultando no número de candidatura de Fernando Haddad (PT).  

"Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna autocompletar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela", afirmou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais, em posicionamento que foi referendado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  

O TRE disponibilizou um vídeo no qual um técnico explica como foi feita a montagem:  

 


A Justiça Eleitoral esclareceu que "mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica é falsa. A informação falsa trata principalmente do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto".

Mais do ACidade ON