Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Campinas escolhe hoje o 20º prefeito da cidade

Na disputa, estão Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL), ambos com histórico na política da cidade

| ACidadeON Campinas



Dário Saadi e Rafa Zimbaldi (Imagens: Denny Cesare/Código19)

Campinas escolhe hoje (29) o 20º prefeito eleito pelo voto direto. Na disputa, estão Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL), ambos com histórico na política da cidade, e que durante o segundo turno travaram uma verdadeira "guerra" por votos. 

No primeiro turno Dário saiu com vantagem e venceu em cinco das sete regiões eleitorais da cidade. O único local onde Rafa saiu vitorioso foi na Zona 378ª, que engloba o distrito do Ouro Verde, local onde o candidato focou sua campanha até mesmo em eleições anteriores. 

Dário ganhou na 274ª (região do São Bernardo); 275º (Barão Geraldo e Amarais); 379º (região do Campo Grande); 380º (engloba parte da região Sul) e a 423º (região do distrito de Sousas) (leia mais aqui).  

Porém, o segundo turno é uma nova eleição e se no primeiro, quando havia 14 candidatos na corrida, a campanha ocorreu de forma mais pacífica, a segunda etapa em Campinas pegou fogo. Ela foi marcada pela batalha entre os dois candidatos para conquistar principalmente os eleitores que votaram nos adversários que ficaram para trás.   
 
LEIA TAMBÉM 
Ibope: Dário mantém vantagem sobre Rafa às vésperas do 2º turno 
Veja como vai funcionar na hora do voto: eleitor deve usar máscara e álcool em gel 
Veja aqui a lista com os locais de votação neste domingo em Campinas

Para isso usaram peças publicitárias com ataques nas campanhas da tv e rádio. Já  o tom do último debate antes da eleição, exibido na noite da última sexta-feira (27), os dois candidatos se atacaram menos, baixaram mais o tom e apresentaram mais suas propostas (leia mais aqui). 

NOVA PESQUISA 

A última pesquisa eleitoral, divulgada na noite deste sábado (28) pelo Ibope, apontou que Dário Saadi, candidato indicado pelo atual prefeito Jonas Donizette (PSB), lidera nas intenções de voto, com 40% da intenção dos votos. Já Rafa Zimbaldi aparece com 33%. Nos votos válidos, que desconsideram brancos, nulos e abstenções, e que são usados pela Justiça Eleitoral para contabilizar os votos, Dário aparece com 55% contra 45% de Rafa.

O levantamento foi encomendado pela EPTV Campinas e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. Já a margem de erro é de 4 pontos, para mais ou para menos. Os números são exatamente os mesmos da primeira pesquisa feita pelo Ibope no segundo turno em Campinas, no dia 23 de novembro.

Considerando a margem de erro, é possível dizer que os candidatos estão em empate técnico. Dário pode variar de 36% a 44%, enquanto Rafa pode ir de 29% a 37% (leia mais aqui).
 
MAIS VOTOS 

Ao contrário do 1º turno, que para um candidato ser eleito prefeito precisaria receber mais de 50% dos votos válidos, hoje o prefeito eleito será aquele que obter o maior número de votos. 

Ainda está indeciso sobre qual candidato escolher? O ACidade ON conversou com os dois prefeituráveis e fez a eles perguntas enviadas pelos leitores do nosso portal. Clique aqui e confira a entrevista de Dário e aqui a entrevista de Rafa

OS CANDIDATOS  

Dário Saadi 

Dário Saadi é médico urologista, tem 57 anos e já trabalhou no Hospital Municipal Mário Gatti, onde também ocupou o cargo de presidente. Foi eleito vereador por quatro mandatos e ocupou o posto de presidente da Câmara Municipal.  

Dário também participou do governo Jonas, onde foi secretário de Esportes até junho deste ano, e recebe o apoio do atual chefe do Executivo.  

Junto com ele, como candidato a vice-prefeito, está o ex-secretário de Relações Institucionais de Campinas, Wanderley Almeida, conhecido como "Wandão", braço-direito do prefeito Jonas Donizette.  

Rafa Zimbaldi  

Atual deputado estadual, Rafa Zimbaldi tem 39 anos e já foi vereador em Campinas por quatro mandatos. O político foi ainda o mais votado na cidade nas eleições de 2016 e foi presidente do Legislativo por dois biênios. 

É a primeira vez que Zimbaldi se lança ao pleito de chefe do Executivo municipal. No começo do ano, o candidato teve atritos com o PSB, partido do atual prefeito Jonas Donizette, e saiu da legenda- marcando oposição ao até então aliado.  

A psicóloga Ana Beatriz (PSDB), mulher do deputado federal Carlos Sampaio (PSDB), é sua vice. 

A CORRIDA  

A corrida pela Prefeitura de Campinas contou ao todo com 14 nomes que em setembro iniciaram suas campanhas para conseguirem chegar ao principal cargo do Palácio do Jequitibás.  

Entre os candidatos mais prováveis, desde o início Rafa e Dário eram apontados como favoritos- sendo que até o final do 1º turno o candidato do PL apontava maior número de intenções de voto- o que não foi visto no resultado.  

No primeiro domingo de eleição, os dois conquistaram as maiores fatias dos votos dos campineiros. Dário terminou com 121.932 mil votos (25,78% dos votos válidos) e Rafa, com 103.395 mil votos (21,86% do total). 

A disputa pelo segundo lugar contrariou as pesquisas e foi ainda mais acirrada. Em alguns momentos, Pedro Tourinho (PT) apareceu em segundo, mas terminou mesmo em terceiro, com 96.905 mil votos (20,49% do total). Artur Orsi (PSD) também seguiu as primeiras posições de perto, terminando em quarto colocado, com 79.076 mil votos (16,72% do total). 

APOIO  

Os outros 12 candidatos que não chegaram ao 2º turno definiram nas últimas semanas o apoio ou não- em relação aos prefeituráveis na disputa.  

O candidato que ficou em 3º lugar, Pedro Tourinho, definiu, assim como o partido, não apoiar nenhum dos candidatos do 2º turno e declarar oposição tanto a Dário como a Rafa. Já Artur Orsi, quarto colocado na disputa, declarou apoio a Dário Saadi.  

Veja como ficou o apoio dos demais candidatos:  

Ahmed Tarique (PMN)
- Declarou que não vai apoiar nenhum dos candidatos 

Alessandra Ribeiro (PCdoB)
- Declarou que não vai apoiar nenhum dos candidatos  

André von Zuben (Cidadania)
- Apoia o candidato Dário Saadi  

Artur Orsi (PSD)
- Apoia o candidato Dário Saadi  

Delegada Teresinha (PTB)
- Apoia o candidato Rafa Zimbaldi 

Dr. Hélio (PDT)
- Declarou que não vai apoiar nenhum dos candidatos

Edson Dorta (PCO)
- Declarou que não vai apoiar nenhum dos candidatos 

Laura Leal (PSTU)
- Declarou que não vai apoiar nenhum dos candidatos  
 
Pedro Tourinho (PT) 
- Declarou que não vai apoiar nenhum dos candidatos

Rogério Menezes (PV)
- Apoia o candidato Dário Saadi 

Rogério Parada (PRTB)
- Declarou que não vai apoiar nenhum dos candidatos 

Wilson Matos (Patriota)
- Apoia o candidato Rafa Zimbaldi

Mais do ACidade ON