
Após Campinas bater recorde com maior número de votos nulos em eleições, o prefeito eleito Dário Saadi (Republicanos) afirmou que quer "resgatar" os eleitores que optaram por não votar.
Na disputa do segundo turno, 20,43% anularam o voto, optando por não votar nem em Dário nem no adversário Rafa Zimbaldi (PL).
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 111.587 eleitores decidiram votar nulo, e 45.524 votaram em branco representaram um percentual de 8,34%,o que também foi recorde, assim como número de abstenções. Ontem (29) ao todo 297.297 deixaram de votar, representando um percentual de 35,25%.
LEIA TAMBÉM
Dário Saadi vence Rafa Zimbaldi em todas as regiões da cidade
Rafa promete fiscalizar, da Alesp, governo de Dário Saadi
"A cidade escolheu a melhor proposta", diz Jonas sobre Dário
"Para aquelas pessoas que não votaram ou votaram nulo, nós teremos que trazê-las de novo para o processo eleitoral. É muito importante resgatar a credibilidade na política em Campinas e no Brasil também" disse o candidato eleito em entrevista à EPTV.
Dário agradeceu aos votos, e afirmou que a prioridade para o mandato será a área da saúde.
"A prioridade é a saúde, não só o atendimento na pandemia, como campinas vem fazendo de forma satisfatória nos últimos meses, mas também o atendimento na saúde em geral, em melhorar o atendimento e continuar vigilante e atendendo bem a população na pandemia", declarou.
Segundo o prefeito eleito, a agenda dessa manhã será voltada a entrevistas jornalísticas, e a partir da tarde haverá o início das conversas para a transição de governo.
O NOVO PREFEITO
Na disputa, Dário garantiu 57,07% dos votos válidos - o equivalente a 222.030 votos. Ele venceu o deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL), que ficou com 42,93% dos votos validos (166.995).
Dario Saadi tem 58 anos, é médico urologista e mora em Campinas há 38 anos. Formado pela PUC-Campinas, trabalhou no Hospital Municipal Mário Gatti, onde também ocupou o cargo de presidente.
Foi eleito vereador por quatro mandatos e ocupou o posto de presidente da Câmara Municipal. Dário esteve à frente da Secretaria de Esportes nos últimos cinco anos, cargo que ocupou até junho, quando se desvinculou justamente para disputar as eleições.
A CAMPANHA
O desempenho de Dário Saadi na campanha foi surpreendente. Coadjuvante no governo do prefeito Jonas Donizette (PSB), o ex-secretário de Esportes apareceu com apenas 6% das intenções de voto na primeira pesquisa do Ibope, no dia 5 de outubro, na sexta colocação.
Após o início da propaganda em rádio e TV e de uma campanha que focou na construção de uma figura séria e com experiência em gestão pública, Dário saltou para 22% na pesquisa do dia 27. E terminou o primeiro turno como o candidato com mais votos.
No segundo turno, a campanha mudou e ganhou um tom pessoal, com ataques de ambos os lados. Dário soube administrar a vantagem e manter a imagem criada ao longo da campanha no primeiro turno. Rafa perdeu musculatura e não conseguiu virar o jogo.