Os 33 representantes da Câmara Municipal de Campinas para o mandato 2025-2028 foram eleitos neste domingo (6). Apesar do pleito, não houve muita renovação: dos 31 vereadores que concorreram à reeleição na cidade, 23 foram reeleitos, o equivalente a mais de 70% das cadeiras da Câmara Municipal.
Com isso, 10 ‘novos’ vereadores foram selecionados para a legislatura, que se inicia no próximo dia 1º de janeiro. Dentre estes, oito ocuparão o cargo pela primeira vez e dois já foram vereadores da Câmara anteriormente: Luís Yabiku (PSB) e Roberto Alves (Republicanos).
Veja quem são os ‘novos’ eleitos para a Câmara Municipal de Campinas:
Vini (Cidadania)
Vinícius de Oliveira Sandoval tem 22 anos e foi o segundo vereador mais votado da metrópole, com 11.423 votos. É o parlamentar mais jovem eleito como titular em Campinas. Formado em publicidade, ele usa as redes sociais para se manifestar politicamente, principalmente com denúncias contra serviços da administração municipal voltados a saúde como a fiscalização de médicos da rede pública. Vinícius tem 101 mil seguidores no Instagram.
Nick Schneider (PL)
Nick Schneider tem 44 anos e é administrador. Foi o quinto vereador mais votado nas eleições municipais de Campinas, com 7.993 votos. Nas redes sociais se identifica como “católico, defensor da vida e da família”. É filho de Jorge Schneider, que foi eleito em 2020 para o quinto mandato consecutivo no Legislativo da cidade. Foi o quarto candidato mais votado no pleito de 2024, com 7.993 votos. Este ano Jorge não se candidatou.
Roberto Alves (Republicanos)
Benedito Roberto Alves Ferreira tem 65 anos e nasceu na cidade de Taubaté. É gestor público e imortal na Academia de Letras do Brasil/ Região Metropolitana de Campinas. Em 2002, foi eleito deputado estadual com 73 mil votos. Nas eleições 2006, concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados e conquistou a segunda suplência. Em 2012, Roberto Alves foi eleito vereador em Campinas com 5,9 mil votos. Em 2014, foi eleito deputado federal com 131 mil votos, sendo o quinto candidato mais bem votado na região metropolitana de Campinas.
Bene Lima (PL)
Benedito Pereira Lima tem 36 anos e é bacharel em direito pela PUC-Campinas. Trabalhou no varejo como vendedor por oito anos. Após isso, assumiu o cargo de assessor parlamentar e em seguida, de chefe de gabinete do deputado estadual Paulo Mansur (PL). Nas redes sociais, Bene Lima se identifica como “candidato do Bolsonaro em Campinas”. Em sua página na internet, afirma que é “defensor dos princípios conservadores”.
Guilherme Teixeira (PL)
Guilherme Bandoni Teixeira tem 41 anos e é formado em engenharia elétrica. Foi coordenador de Gestão de Núcleos da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento), chefe de gabinete do vereador Professor Alberto durante oito anos e presidente e tesoureiro do PL. Se define como “cristão, casado e pai” e é membro da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Belém.
Professor Wagner Romão (PT)
Wagner de Melo Romão tem 48 anos e nasceu em Santo Antônio da Platina, no Paraná. É professor de Ciência Política na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), especialista no estudo de inovações democráticas e políticas públicas. Foi candidato a deputado estadual pelo PT em 2022 e recebeu 17.361 votos.
Hebert Ganem (Podemos)
Hebert Ganem tem 37 anos e nasceu em Indaiatuba. Nas redes sociais, se identifica como militante da causa animal, atuando no resgate de cães e gatos vítimas de maus-tratos. Nas redes sociais afirma que as principais propostas são “mutirões de castração, apoio às ONGs e reestruturação da Delegacia de Proteção Animal”.
Luis Yabiku (Republicanos)
Luis Yabiku tem 66 anos e é economista. Ele nasceu em Campinas e já foi vereador na cidade por cinco mandatos. Também já assumiu o cargo de secretário municipal de Trabalho e Renda na Prefeitura de Campinas e auditor fiscal na Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo. Desde janeiro de 2021, ocupa cargo de diretor da Cohab (Companhia de Habitação Popular de Campinas).
Dr. Yanko (PP)
Yanko Gonçalves Mello tem 50 anos, nasceu em Campinas e é médico cardiologista. Foi candidato a vereador em 2020 e conquistou o cargo de suplente pelo partido MDB. Já foi secretário da Saúde e atuou como diretor técnico em hospitais. Nas redes sociais se identifica como “apaixonado por Campinas”.
Fernanda Souto (Psol)
A única mulher na lista, Fernanda Souto tem 33 anos, nasceu em Uberaba, Minas Gerais e é médica infectologista. Em suas redes sociais, se identifica como médica do SUS (Sistema Único de Saúde), servidora pública em Campinas e funcionária do Hospital da PUC. Fez residência médica no Hospital das Clínicas da Unicamp durante a pandemia da covid-19. É filiada ao Psol desde 2013, quando participou das manifestações contra a privatização da saúde junto ao movimento estudantil.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Veja o que Barjas Negri (PSDB) e Helinho Zanatta (PSD) esperam para o 2° turno em Piracicaba