O debate da EPTV com os candidatos do 2º turno à Prefeitura de Limeira, transmitido na noite deste domingo (20), foi marcado por ataques e acusações de plágio entre os candidatos. Nas eleições municipais de 2024, seguem na disputa os candidatos Betinho Neves (MDB) e Murilo Félix (Podemos). A segunda fase do pleito acontece no dia 27 de outubro.
Durante o encontro, foram abordados temas como saúde, educação, segurança pública e a situação de escassez hídrica que o município enfrenta (veja mais abaixo os principais destaques do debate).
Quais foram as regras do debate de Limeira?
O debate foi dividido em quatro blocos. As regras do embate, protocoladas na Justiça Eleitoral, foram definidas em reunião com representantes das candidaturas.
- 1º bloco: perguntas com tema livre
- 2º bloco: perguntas com tema determinado
- 3º bloco: perguntas com tema livre
- 4º bloco: perguntas com tema determinado e as considerações finais
Cada bloco teve 20 minutos de duração. Nos blocos de tema livre, cada candidato teve 10 minutos para falar, sem limite de tempo para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Apesar disso, um candidato não poderia interromper o outro enquanto fala.
Nos blocos de tema determinado, dois assuntos foram discutidos entre seis opções pré-definidas pelos jornalistas do grupo. Cada candidato pôde escolher um tema por bloco. Os temas foram: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança pública e transporte público/mobilidade.
Um candidato iniciou a fala no primeiro bloco, e o outro começou o terceiro. A mesma alternância se aplicou aos blocos temáticos (segundo e quarto), com a ordem definida por sorteio.
Ao final do quarto bloco, cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais, também em ordem definida por sorteio.
Como foi o debate com os candidatos do 2º turno à Prefeitura de Limeira
Gestão municipal
Quem abriu o debate no 1º bloco foi Murilo Félix. Ele começou questionando Betinho sobre o que ele mudaria em relação ao que foi feito na gestão municipal dos últimos quatro anos.
Betinho não respondeu diretamente à pergunta, mas disse que é necessário valorizar os servidores da Prefeitura. “Como sou um gestor de pessoas, nós iremos trabalhar muito perto do servidor, ouvindo e atendendo suas demandas”, afirmou o candidato do MDB.
O 1º bloco não contou com mais perguntas, em que cada candidato abordou as principais iniciativas que deseja fazer na cidade. Murilo falou sobre cortar gastos e rever contratos da Prefeitura. A revisão também foi abordada por Betinho, que disse que Limeira está na “melhor esquina do Brasil”, mas é necessário rever o plano diretor do município, com o intuito de atrair novas empresas.
Ataques e acusações
O bloco inicial do debate também iniciou uma série de ataques e acusações entre os candidatos, que foram se intensificando ao longo do encontro. O destaque ficou para acusações de plágio entre ambos, em que cada hora um deles afirmava copiar o plano de governo do outro. Félix afirmou diversas vezes não querer transformar o debate em um “barraco”.
Betinho afirmou diversas vezes que Murilo nasceu em berço de ouro. Também o chamou de “Lula de Limeira” e “Pelego do João Doria”, além de dizer que o candidato estudou com recursos “duvidosos” e já “desfilou em viatura do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) na cidade.
Murilo acusou Betinho de mora no apartamento de um foragido da Justiça e chegou a dizer que o candidato estava com os olhos arregalados e não sabia “o que ele usou para estar aqui”.
Meio ambiente e saúde
Murilo Félix também abriu o 2º bloco, em que escolheu falar sobre meio ambiente. Ele questionou como Betinho vai tratar a questão da escassez hídrica e do saneamento básico da cidade. Limeira decretou no dia 11 de outubro situação de emergência para abastecimento de água.
Neves disse que vai buscar recursos junto ao governo estadual para ter o mesmo investimento na construção de represas, conforme foi anunciado recentemente em Pedreira e Amparo, além de revisar o contrato firmado com a empresa BRK.
Já Murilo abordou como iniciativa para a questão da falta de água no município o desassoreamento do rio, e que a Prefeitura já conta com recursos público para fazer uma nova represa ou expandir as já existentes. Depois, questionou Betinho sobre qual é a proposta de Betinho em relação ao lixo industrial.
O candidato do MDB falou sobre o projeto de criar uma usina, buscando atrair empresários para esse segmento e fazer um descarte regular, além do ensino da coleta seletiva nas escolas. Félix devolveu falando sobre a iniciativa de criar um novo aterro sanitário do município, que precisaria atender o descarte do lixo industrial.
O próximo tema, dessa vez escolhido por Betinho, foi saúde. Ele questionou o que o candidato do Podemos pretende fazer para melhoras as 31 UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Limeira.
Félix abordou sobre o plano de dar autonomia para que o clínico possa pedir o exame antes de encaminhar o paciente para o médico especialista. Ainda falou que é fundamental que Limeira volte a ter centros de referência e acusou Betinho de ter sido a favor do fechamento do Hospital da Criança na cidade, algo que Betinho negou.
O candidato do MDB disse que equipar as UBSs e melhorar o atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) no município. Também tratou sobre a falta de leitos na cidade, e que vai aumentar o atendimento domiciliar.
Violência contra a mulher e educação
Na terceira rodada do debate, Betinho Neves começou tratando sobre a violência doméstica e sexual contra as mulheres. Ambos os candidatos trataram sobre iniciativas de acolhimento às vítimas desse tipo de situação, abordaram a iniciativa de colocarem psicólogos nas escolas para as crianças que vivem em famílias marcadas por esse tipo de violência, porém deram poucas propostas práticas para o enfrentamento desses casos na cidade.
Em seguida, Murilo abordou a questão da educação no município, questionando o que Betinho pensa sobre o Ensino Médio na cidade. Félix afirma que a Prefeitura tem que ser atuante nessa etapa, mesmo sendo um ensino de responsabilidade do governo do Estado.
Em mais uma troca de acusações, os candidatos fugiram de propostas sobre o tema para abordarem sobre acusações de desvios de recursos na área. Félix chegou a ter um direito de resposta após Neves o acusar de votar contra o professor do Estado enquanto deputado estadual.
Segurança pública e habitação
No último bloco do debate, Betinho Neves escolheu falar sobre segurança pública, e questionou o que Murilo acha sobre o monitoramento por câmeras. O candidato do Podemos afirmou que vai aumentar o orçamento de segurança pública, pedindo recursos do estado para fazer um novo fundo.
Betinho abordou a integração entre Guarda Municipal e polícias Civil e Militar, além de investir na academia do GM. A mesma iniciativa de trabalho integrado foi abordada por Félix, que disse que vai combater os crimes em Limeira com câmeras de reconhecimento facial e pelotão específico para diminuir quantidade de pessoas em situação de rua.
Em seguida, com o tema habitação, Félix questionou o que Neves pretende fazer em relação às 17 mil famílias que buscam uma casa própria. O candidato do MDB defende que a cidade já tem áreas aptas para receber moradias e falou sobre a importância do diálogo com os governos estadual e federal nessa questão. “As áreas a Prefeitura já tem, o que falta é acessos no governo federal e estadual para que possa garantir as moradias”, disse.
Já Murilo disse que vai realizar o programa de Carta de Crédito Municipal, em que a Prefeitura vai pagar a entrada da casa para a pessoa, com o objetivo de entregar 2.500 moradias em Limeira, além de uma cesta básica para materiais de construção.
Por fim, Betinho destacou sua iniciativa para diminuir a contrapartida abusiva no mercado imobiliário em Limeira, buscando atrair mais empreendimentos.
Considerações finais
Betinho Neves (MDB)
Murilo Félix (Podemos)
Quem são os candidatos do 2º turno à Prefeitura de Limeira
Betinho Neves
Betinho Neves é limeirense e tem 35 anos. Graduado em Serviço Social, trabalhou por oito anos no serviço público. Começou na política aos 13 anos como vereador júnior, representando a escola e a região do Jardim Olga Veroni. Em 2020 foi o vereador mais votado em Limeira, com 5.229 votos
Murilo Félix
Murilo Félix é deputado estadual no estado de São Paulo. Ele tem 36 anos e nasceu em Limeira. Estudou Administração Pública e Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, com passagem pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e Universidade HEC Montreal, no Canadá. Em Limeira, é presidente do Podemos e já concorreu a três eleições, sendo duas para prefeito e uma para deputado.
Resultado do 1º turno das eleições municipais em Limeira:
- Betinho Neves (MDB) – 38,81% (58.970 votos)
- Murilo Félix (Pode) – 32,29% (49.072 votos)
- Erika Tank (PL) – 24,46% (37.162 votos)
- Mitsunaga (PT) – 4,44% (6.750 votos)
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba recebe projeto que doa perucas para pacientes com câncer; veja como receber ou doar
Limeira decreta situação de emergência para abastecimento de água