- Publicidade -
PolíticaEleiçõesDebate da EPTV com candidatos do 2º turno à Prefeitura de Limeira é marcado por ataques e acusações de plágio

Debate da EPTV com candidatos do 2º turno à Prefeitura de Limeira é marcado por ataques e acusações de plágio

Betinho Neves e Murilo Félix se enfrentaram no debate de Limeira, que foi transmitido na noite deste domingo (20) pela EPTV.

- Publicidade -

O debate da EPTV com os candidatos do 2º turno à Prefeitura de Limeira, transmitido na noite deste domingo (20), foi marcado por ataques e acusações de plágio entre os candidatos. Nas eleições municipais de 2024, seguem na disputa os candidatos Betinho Neves (MDB) e Murilo Félix (Podemos). A segunda fase do pleito acontece no dia 27 de outubro.  

Durante o encontro, foram abordados temas como saúde, educação, segurança pública e a situação de escassez hídrica que o município enfrenta (veja mais abaixo os principais destaques do debate).  

Quais foram as regras do debate de Limeira? 

O debate foi dividido em quatro blocos. As regras do embate, protocoladas na Justiça Eleitoral, foram definidas em reunião com representantes das candidaturas. 

  • 1º bloco: perguntas com tema livre 
  • 2º bloco: perguntas com tema determinado 
  • 3º bloco: perguntas com tema livre 
  • 4º bloco: perguntas com tema determinado e as considerações finais 

Cada bloco teve 20 minutos de duração. Nos blocos de tema livre, cada candidato teve 10 minutos para falar, sem limite de tempo para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Apesar disso, um candidato não poderia interromper o outro enquanto fala. 

Nos blocos de tema determinado, dois assuntos foram discutidos entre seis opções pré-definidas pelos jornalistas do grupo. Cada candidato pôde escolher um tema por bloco. Os temas foram: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança pública e transporte público/mobilidade. 

Um candidato iniciou a fala no primeiro bloco, e o outro começou o terceiro. A mesma alternância se aplicou aos blocos temáticos (segundo e quarto), com a ordem definida por sorteio.  

Ao final do quarto bloco, cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais, também em ordem definida por sorteio. 

- Publicidade -

Como foi o debate com os candidatos do 2º turno à Prefeitura de Limeira 

Gestão municipal 

Quem abriu o debate no 1º bloco foi Murilo Félix. Ele começou questionando Betinho sobre o que ele mudaria em relação ao que foi feito na gestão municipal dos últimos quatro anos.  

Betinho não respondeu diretamente à pergunta, mas disse que é necessário valorizar os servidores da Prefeitura. “Como sou um gestor de pessoas, nós iremos trabalhar muito perto do servidor, ouvindo e atendendo suas demandas”, afirmou o candidato do MDB.  

O 1º bloco não contou com mais perguntas, em que cada candidato abordou as principais iniciativas que deseja fazer na cidade. Murilo falou sobre cortar gastos e rever contratos da Prefeitura. A revisão também foi abordada por Betinho, que disse que Limeira está na “melhor esquina do Brasil”, mas é necessário rever o plano diretor do município, com o intuito de atrair novas empresas.  

Ataques e acusações 

O bloco inicial do debate também iniciou uma série de ataques e acusações entre os candidatos, que foram se intensificando ao longo do encontro. O destaque ficou para acusações de plágio entre ambos, em que cada hora um deles afirmava copiar o plano de governo do outro. Félix afirmou diversas vezes não querer transformar o debate em um “barraco”.  

Betinho afirmou diversas vezes que Murilo nasceu em berço de ouro. Também o chamou de “Lula de Limeira” e “Pelego do João Doria”, além de dizer que o candidato estudou com recursos “duvidosos” e já “desfilou em viatura do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) na cidade.  

Murilo acusou Betinho de mora no apartamento de um foragido da Justiça e chegou a dizer que o candidato estava com os olhos arregalados e não sabia “o que ele usou para estar aqui”.   

Meio ambiente e saúde 

Murilo Félix também abriu o 2º bloco, em que escolheu falar sobre meio ambiente. Ele questionou como Betinho vai tratar a questão da escassez hídrica e do saneamento básico da cidade. Limeira decretou no dia 11 de outubro situação de emergência para abastecimento de água.  

Neves disse que vai buscar recursos junto ao governo estadual para ter o mesmo investimento na construção de represas, conforme foi anunciado recentemente em Pedreira e Amparo, além de revisar o contrato firmado com a empresa BRK.  

Já Murilo abordou como iniciativa para a questão da falta de água no município o desassoreamento do rio, e que a Prefeitura já conta com recursos público para fazer uma nova represa ou expandir as já existentes. Depois, questionou Betinho sobre qual é a proposta de Betinho em relação ao lixo industrial.  

O candidato do MDB falou sobre o projeto de criar uma usina, buscando atrair empresários para esse segmento e fazer um descarte regular, além do ensino da coleta seletiva nas escolas. Félix devolveu falando sobre a iniciativa de criar um novo aterro sanitário do município, que precisaria atender o descarte do lixo industrial.  

O próximo tema, dessa vez escolhido por Betinho, foi saúde. Ele questionou o que o candidato do Podemos pretende fazer para melhoras as 31 UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Limeira.  

Félix abordou sobre o plano de dar autonomia para que o clínico possa pedir o exame antes de encaminhar o paciente para o médico especialista. Ainda falou que é fundamental que Limeira volte a ter centros de referência e acusou Betinho de ter sido a favor do fechamento do Hospital da Criança na cidade, algo que Betinho negou.  

O candidato do MDB disse que equipar as UBSs e melhorar o atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) no município. Também tratou sobre a falta de leitos na cidade, e que vai aumentar o atendimento domiciliar.  

Violência contra a mulher e educação 

Na terceira rodada do debate, Betinho Neves começou tratando sobre a violência doméstica e sexual contra as mulheres. Ambos os candidatos trataram sobre iniciativas de acolhimento às vítimas desse tipo de situação, abordaram a iniciativa de colocarem psicólogos nas escolas para as crianças que vivem em famílias marcadas por esse tipo de violência, porém deram poucas propostas práticas para o enfrentamento desses casos na cidade.  

Em seguida, Murilo abordou a questão da educação no município, questionando o que Betinho pensa sobre o Ensino Médio na cidade. Félix afirma que a Prefeitura tem que ser atuante nessa etapa, mesmo sendo um ensino de responsabilidade do governo do Estado.  

Em mais uma troca de acusações, os candidatos fugiram de propostas sobre o tema para abordarem sobre acusações de desvios de recursos na área. Félix chegou a ter um direito de resposta após Neves o acusar de votar contra o professor do Estado enquanto deputado estadual.  

Segurança pública e habitação 

No último bloco do debate, Betinho Neves escolheu falar sobre segurança pública, e questionou o que Murilo acha sobre o monitoramento por câmeras. O candidato do Podemos afirmou que vai aumentar o orçamento de segurança pública, pedindo recursos do estado para fazer um novo fundo.  

Betinho abordou a integração entre Guarda Municipal e polícias Civil e Militar, além de investir na academia do GM. A mesma iniciativa de trabalho integrado foi abordada por Félix, que disse que vai combater os crimes em Limeira com câmeras de reconhecimento facial e pelotão específico para diminuir quantidade de pessoas em situação de rua.  

Em seguida, com o tema habitação, Félix questionou o que Neves pretende fazer em relação às 17 mil famílias que buscam uma casa própria. O candidato do MDB defende que a cidade já tem áreas aptas para receber moradias e falou sobre a importância do diálogo com os governos estadual e federal nessa questão. “As áreas a Prefeitura já tem, o que falta é acessos no governo federal e estadual para que possa garantir as moradias”, disse.  

Já Murilo disse que vai realizar o programa de Carta de Crédito Municipal, em que a Prefeitura vai pagar a entrada da casa para a pessoa, com o objetivo de entregar 2.500 moradias em Limeira, além de uma cesta básica para materiais de construção.  

Por fim, Betinho destacou sua iniciativa para diminuir a contrapartida abusiva no mercado imobiliário em Limeira, buscando atrair mais empreendimentos.  

Considerações finais 

Betinho Neves (MDB) 

“Da mesma forma que eu comecei, eu quero finalizar agradecendo a Deus, quero agradecer a ele a oportunidade. Hoje eu estou aqui realizando um sonho. Antigamente eu assistia os debates no sofá da minha casa. Hoje poder estar aqui debatendo boas ideias, bons projetos, para mim é uma alegria muito grande. A você que confiou no nosso trabalho no primeiro turno, continue confiando, eu tenho certeza que a nossa cidade estará na mão de pessoas honestas, comprometidas e que irão trabalhar no nosso desenvolvimento. Faltam sete dias para as eleições, façam as suas reflexões. Nós estamos tendo uma oportunidade única de quebrar um sistema de 40 anos em nossa cidade. Pela primeira vez, um jovem de 35 anos, que há 14 anos vem se preparando para ser prefeito da cidade, pode ter essa oportunidade, mas isso depende de você. Olhe o plano de governo, olhe as propostas, mas principalmente: olhe a história e o histórico de cada candidato. Eu estou preparado e, junto com a Dra. Maira, nós iremos iniciar uma transformação em nossa cidade, que vai desde uma melhora numa pracinha na frente da sua casa, uma melhora na saúde, como abrindo o nosso mercado para que novas empresas possam surgir. Não podemos entregar a chave da nossa cidade na mão de pessoas que já fizeram tanto mal para o nosso município. Nós temos um excelente plano de governo, nós sabemos fazer gestão, nós temos pessoas capacitadas ao nosso lado que poderão trazer o protagonismo para Limeira novamente. Mas para isso eu preciso da sua oportunidade. Faça essa reflexão, olhe com carinho para a nossa candidatura e vote 15. Betinho Neves e Dra. Mayra” 

Murilo Félix (Podemos) 

“Eu agradeço a Deus por essa campanha, eu combati o bom combate. Eu agradeço à minha esposa, a Lu, Dr. Fabiano André, minha família e a família dele que aguentaram tudo. E ao longo desses anos você sabe o que eu passei. A minha honra foi afetada violentamente, mas eu, sempre como um bom cristão, sei que nós devemos continuar a nossa caminhada, sei que a verdade está do nosso lado. Então eu caminho, todos os dias, para fazer algo de bom, o melhor possível que eu puder, para a cidade que eu tanto amo. Eu peço a você limeirense, um voto de confiança. Você sabe o tanto que eu serei cobrado. Você sabe que eu serei cobrado por aqueles que gostam da minha família e por aqueles que não gostam. Eu serei cobrado em dobro. E eu tenho uma única certeza: eu não posso errar. Eu sei da minha responsabilidade. Eu garanto que eu vou entregar o melhor governo que essa cidade já viu. Eu vou lutar o máximo que eu puder, eu vou colocar a minha vida nisso, porque além de eu recuperar a minha dignidade, a minha honra na cidade, isso serve como garantia para você, eleitor. Eu não posso errar. Eu peço a Deus que me dê sabedoria para que eu possa ser um prefeito que seja um servo do limeirense, um servo do efetivo da Prefeitura e que eu esteja lá fazendo o que precisa ser feito para que essa cidade volte a brilhar. O nosso lema é Limeira forte de novo. Eu peço a você esse voto de confiança. É Murilo e o meu número para prefeito é 20. Obrigado”.  

Quem são os candidatos do 2º turno à Prefeitura de Limeira 
Betinho Neves 

Betinho Neves é limeirense e tem 35 anos. Graduado em Serviço Social, trabalhou por oito anos no serviço público. Começou na política aos 13 anos como vereador júnior, representando a escola e a região do Jardim Olga Veroni. Em 2020 foi o vereador mais votado em Limeira, com 5.229 votos 

Murilo Félix 

Murilo Félix é deputado estadual no estado de São Paulo. Ele tem 36 anos e nasceu em Limeira. Estudou Administração Pública e Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, com passagem pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e Universidade HEC Montreal, no Canadá. Em Limeira, é presidente do Podemos e já concorreu a três eleições, sendo duas para prefeito e uma para deputado. 

Resultado do 1º turno das eleições municipais em Limeira: 

  • Betinho Neves (MDB) – 38,81% (58.970 votos) 
  • Murilo Félix (Pode) – 32,29% (49.072 votos) 
  • Erika Tank (PL) – 24,46% (37.162 votos) 
  • Mitsunaga (PT) – 4,44% (6.750 votos) 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba recebe projeto que doa perucas para pacientes com câncer; veja como receber ou doar

Limeira decreta situação de emergência para abastecimento de água

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -