As equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) da Secretaria de Serviços Públicos de Campinas recolheram oito toneladas de lixo das ruas da cidade neste domingo (6), dia das eleições municipais. Segundo a Prefeitura, a limpeza dos resíduos descartados durante o pleito continuará hoje (7) e amanhã (8).
Setenta varredores atuaram em 31 locais de votação, realizando a limpeza de ruas e calçadas. A operação contou ainda com o apoio de sete veículos e um caminhão cata-treco. Foram recolhidos panfletos, santinhos e embalagens, entre outros materiais descartados.
“A expectativa é que 40% desse material possam ser reciclados. O restante, apesar de ser papel, por estar impregnado de sujeira, não pode ser reaproveitado e vai para o aterro sanitário”,
contou o secretário Ernesto Paulella.
Crime eleitoral
Panfletos e santinhos foram recolhidos dos locais de votação em Campinas, apesar de a distribuição de materiais impressos nas ruas, tanto na véspera quanto no dia da eleição, ser considerada crime eleitoral. A penalidade para essa infração é de detenção de seis meses a um ano, podendo ser substituída por prestação de serviços à comunidade, além de multa.
Além de ser um crime, essa prática é caracterizada como propaganda eleitoral irregular, sujeita a multa que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Os candidatos também podem ser responsabilizados pela infração, já que a legislação eleitoral proíbe qualquer tipo de propaganda no dia da votação.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas também no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Eleições 2024: veja a lista de vereadores eleitos em Piracicaba
Piracicaba terá segundo turno nas eleições municipais; veja candidatos que disputarão pleito
Veja resultado da eleição para prefeito nas cidades da Região Metropolitana de Piracicaba