*Matéria atualizada às 12h57 de 8 de outubro de 2022
Antes da passeata pelo Centro de Campinas na manhã deste sábado (8), o candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL), adversário no 2º turno, usa a máquina pública para “fazer campanha”. A acusação foi feita durante entrevista coletiva (veja mais abaixo).
O ato de campanha do petista na região central da cidade começou por volta de 11h no Largo do Pará e tem e se encerrou no início da tarde no Largo do Rosário, onde um carro de som foi posicionado para o comício. O trajeto feito por Lula e seus apoiadores aconteceu pela Avenida Francisco Glicério.
Antes de seguir para a concentração do ato, porém, Lula conversou com a imprensa. Acompanhado do vice na chapa, Geraldo Alckmin (PSB), e do candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), o presidenciável fez duras críticas às ações do presidente da República durante a campanha.
“Nós temos um cidadão que está na presidência utilizando a máquina do governo para fazer campanha. Eu estava analisando, desde Marechal Deodoro da Fonseca, 1889 até agora, todos os presidente juntos, ninguém utilizou a máquina 10% como ele está utilizando. Ele está agindo como se o Brasil fosse uma coisa particular dele e ele vai e desfaz, do jeito que ele quer”, criticou.
LEIA MAIS
Trio faz vigilante refém, tenta roubar obra e é preso em Campinas
Terminal Central, em Campinas, passa a ser fechado neste sábado; veja como fica
PESQUISA DO 2º TURNO
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente do candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, nas intenções de voto da mais recente pesquisa Datafolha publicada nesta sexta-feira (7). O petista tem 49% ante 44% do chefe do Executivo. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
A soma de votos brancos e nulos é de 6%; os indecisos são 2% da amostra. Nos votos válidos, Lula tem 53% das intenções de voto e Bolsonaro aparece com 47%.
Apenas 7% dos entrevistados dizem não saber em quem irão votar para presidente. 93% já definiram o seu voto no dia 30 de outubro. 95% dos eleitores de Lula estão certos da decisão. 94% dos apoiadores do presidente afirmam o mesmo.
Mesmo com o apoio formal de Simone Tebet a Lula no segundo turno, mais da metade de quem votou na emedebista (52%) diz que não irá votar no petista de jeito nenhum. 22% afirmam ter certeza em votar no ex-presidente e 24% afirmam que talvez votem em Lula. Entre quem votou em Ciro Gomes (PDT), 32% dizem que vão votar em Bolsonaro ante 25% para Lula (LEIA A NOTÍCIA COMPLETA AQUI).
LEIA TAMBÉM
Entrevista: Empreendedores relatam suas experiências de transição de carreira