- Publicidade -
CampinasPolíticaEm Valinhos, Lula diz que remédios do SUS 'são nossos mísseis'

Em Valinhos, Lula diz que remédios do SUS ‘são nossos mísseis’

Em visita ao Bionovis, em Valinhos, presidente Lula enalteceu o SUS e criticou enfrentamento à covid-19 no governo Bolsonaro

- Publicidade -

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Valinhos, na tarde desta terça-feira (3) para conhecer a Bionovis, indústria brasileira de biotecnologia. Durante seu discurso, o presidente enalteceu o SUS, refletiu sobre o papel do Estado, fez uma menção à guerra no Oriente Médio e ainda criticou o enfrentamento à pandemia da covid-19 durante o governo de Jair Bolsonaro.

O presidente da Bionovis, Odir Finotti, mostrou um medicamento para artrite reumatoide, produzido na empresa, que custa cerca de R$ 6 mil no mercado privado, mas é vendido por 80% a menos ao SUS.

- Publicidade -
- Publicidade -

“90% do povo brasileiro não poderia comprar esse medicamento se não houvesse o SUS. Parece que tem ouro aqui dentro, mas tem vida, que é mais importante do que ouro”, disse Lula segurando o medicamento.

Na sequência, o presidente enalteceu o papel do SUS também durante a pandemia da covid-19.

“Veio a covid, embora tenha sido uma desgraça pra milhões de brasileiros e milhões de seres humanos no mundo, o SUS saiu agigantado da covid-19. Se não fosse o SUS, se não fosse os médicos do SUS, se não fosse os funcionários do SUS, teria morrido muito mais gente. Metade morreu por irresponsabilidade de quem governava esse país e de quem cuidava da sáude desse país, sobretudo de quem mandava na saúde desse país”,

disse Lula se referindo ao Governo Bolsonaro.

“Um míssil para salvar”

Ainda em seu discurso, Lula refletiu sobre o papel do Estado e fez uma menção à guerra no Oriente Médio.

“Ele (o Estado) não tem que ter a fábrica, ele tem que criar política de crédito, financiamento e ajudar na produção. Quando beneficia as pessoas, todo mundo ganha, sobretudo nesse instante, que se você ligar a televisão agora, está falando de morte. Se ligar a televisão à noite, está falando de guerra, está falando de drone, de mísseis, de invasão. Aqui estamos falando em salvar vidas. Isso aqui é um drone de remédio pro povo brasileiro. Isso aqui é nosso míssil. Não míssil pra matar, mas um míssil pra salvar”,

concluiu o presidente.

- Publicidade -
- Publicidade -

LEIA TAMBÉM: Imposto de Renda 2026: quando começa a declaração e qual é o prazo para enviar o IR?

- Publicidade -

O que é a Bionovis

Fundada em 2012, a Bionovis surgiu a partir da união entre os laboratórios Aché, EMS, Hypera Pharma e União Química como um consórcio farmacêutico de biotecnologia. A empresa é uma das líderes e pioneiras na produção nacional de medicamentos biológicos e biossimilares de alta complexidade.

A empresa conta com 12 parcerias internacionais e laboratórios públicos, como:

  • Biomanguinhos (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos), ligado à Fiocruz;
  • Bahiafarma (Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia;
  • Funed (Fundação Ezequiel Dias), que trabalha há mais de um século buscando soluções em saúde para o fortalecimento do SUS.

Com essas parcerias, a empresa fornece mais de 19 milhões de frascos e seringas ao SUS. Os investimentos do Ministério da Saúde no setor somam R$ 15 bilhões em inovação e desenvolvimento industrial.

- Publicidade -

Fique ON

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas