A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, esteve no Cnpem (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas, na manhã desta sexta-feira (30), para participar do evento Ciência Aberta 2025.
O evento desta sexta começou às 9h e é exclusivo para os 20 mil estudantes previamente cadastrados. Os alunos puderam conhecer vários laboratórios do centro de pesquisa, como o Sirius, que é um dos aceleradores de partículas reconhecido internacionalmente como um dos mais avançados do mundo.
A ministra foi acompanhada pelo diretor-geral do Cnpem, Antonio José Roque da Silva. Luciana Santos participou da atração “Sede de Ciência”, para debater sobre o tema “Ciência Brasileira: Presente & Futuro”, em relação ao papel estratégico da pesquisa, da tecnologia e da inovação no desenvolvimento do país.
“Hoje nós temos aqui a principal infraestrutura de pesquisa do país, que relaciona a ciência básica à ciência aplicada, levando, portanto, essas noções básicas que nós temos da biologia, da química, da física, da matemática, numa aplicação tecnológica para diversos desafios do dia a dia, da saúde, da energia e principalmente da educação, na medida em que você estimula a carreira científica quando os estudantes têm acesso a um equipamento tão sofisticado”, disse ela durante o evento.
Sobre o Ciência Aberta 2025
A programação do Ciência Aberta 2025 continua amanhã (31) e, além da visita ao Sirius, também oferece ao público a oportunidade de explorar laboratórios de ponta, conversar com cientistas e participar de experiências imersivas, oficinas e atrações interativas para todas as idades.
O sábado é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia, das 9h às 15h (com funcionamento das atrações até as 17h para os que já estiverem no campus).
Serviço
Ciência Aberta 2025
- 31 de maio de 2025 (sábado)
- Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Campinas/SP
- Entrada das 9h às 15h (permanência até 17h)
- Entrada gratuita – sem necessidade de inscrição
- Doações de alimentos não-perecíveis são sugeridas, mas não obrigatórias
- Estacionamento sujeito a lotação – recomenda-se uso de transporte alternativo
- Mais informações aqui
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Criança de 1 ano é salva por policiais após ingerir veneno de rato