Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

Especial Névio Archibald

Vereador culpa "enfermeira que brigou com namorado" por crise na saúde

Paulo Galtério também criticou o sistema de classificação de pacientes por risco, utilizado internacionalmente

| Especial para ACidade ON

O vereador Paulo Galtério (Foto: Divulgação) 

O vereador Paulo Galtério (PSB) descobriu a roda. Segundo ele, o grande problema da saúde pública em Campinas está na fase de triagem dos pacientes nos hospitais. Na sessão da Câmara desta quarta-feira (8), ele criticou protocolos internacionais de atendimento e ainda disse que "uma enfermeira que briga com o namorado" contribui para as filas nos hospitais. "Uma enfermeira acorda de mau humor e deixa o paciente esperando seis horas. Depois a culpa é do Jonas Donizette. E se naquele dia ela brigou com o namorado? Não pode culpar o prefeito", disse.

PROTOCOLO DE MANCHESTER

Quando todos achavam que o grau das pérolas já estava alto, ele resolveu que o Protocolo de Manchester, utilizado em todo o mundo, é o responsável pela demora no atendimento.
"A triagem também é um problema. O protocolo de Manchester é o grande problema. Ele é totalmente subjetivo e faz as pessoas esperarem muito até o atendimento médico", falou.

PRIORIDADES

O Protocolo de Manchester recebeu esse nome porque foi aplicada, pela primeira vez, na cidade de Manchester, na Inglaterra, em 1977. No Brasil, os primeiros atendimentos com base na técnica ocorreram apenas em 2008. O método divide os pacientes com base em cores: vermelho (emergências), laranja (urgência), amarelo (grave, mas a espera pode ser de 50 minutos), verde e azul (sem gravidade).

CONVOCAÇÕES VETADAS

O vereador Pedro Tourinho (PT) tentou convocar o presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, para prestar explicações na Câmara por conta de uma ameaça gravada em vídeo de Barreiro contra servidores da Emdec. A base vetou.
Já Mariana Conti (Psol) tentou trazer o secretário de Saúde, Carmino de Souza, e o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, para falar sobre a crise na saúde. Obviamente a base rejeitou também.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON