Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

Especial Névio Archibald

STF: Célia Leão e ex-prefeito de Itatiba praticaram nepotismo

Segundo a ação, Célia nomeou o filho do ex-prefeito em seu gabinete e, em troca, Fattori contratou um sobrinho de Célia como Assessor em Itatiba

| ACidadeON Campinas

Ex-deputada, hoje é secretaria estadual do governo Dória. Foto: Código 19
Decisão publicada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no último dia 29 de março condenam a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão (PSDB), e o ex-prefeito de Itatiba, João Fattori (PSDB), por nepotismo cruzado.  
 
LEIA MAIS 
Funcionário fantasma: MP investiga Célia Leão e filho de vereador


Segundo a ação, Célia nomeou o filho do ex-prefeito em seu gabinete quando era deputada estadual e, em troca, Fattori contratou um sobrinho de Célia na como Assessor Nível 3 na Secretaria de Administração de Itatiba.

O relator do caso no STF foi o ministro Alexandre de Moraes. Ele negou o recurso do filho de João Fattori após o Tribunal de Justiça de São Paulo determinar a nulidade de sua nomeação no gabinete da ex-deputada.

O pedido foi feito por um advogado de Itatiba por meio de uma ação popular. Como o servidor já não atua mais no gabinete da deputada (que sequer se elegeu), a decisão fica sem efeito. O TJ também decidiu que os salários pagos aos dois servidores contratados não precisaria ser devolvido, como pedia a ação.

O QUE DIZEM AS PARTES

A secretária Célia Leão afirmou que nomeou o filho de Fattori por sua competência. "É um ótimo advogado e trabalhou muito, e muito bem, para mim", afirmou. Ela disse também que indicou "dois nomes" para Fattori, e que ele escolheu seu sobrinho.

Segundo Célia, a ação foi motivada por uma disputa política em Itatiba. "Tanto que ele (o advogado que moveu a ação) nunca se manifestou no processo, por falta de interesse", disse.

Ela também afirmou que não foi notificada oficialmente sobre nenhuma decisão.

A reportagem tentou contato com João Fattori, mas ele não foi localizado. A Prefeitura de Itatiba também foi procurada, mas não respondeu até a publicação deste texto.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON