Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

Especial Névio Archibald

Santini pode ser investigado por Comissão Processante

Bernardelli tira processo da Corregedoria e o devolve para Schneider, autor da denúncia; como pedido é de cassação, investigação deve ser por CP

| Especial para ACidade ON

O vereador Tenente Santini (Foto: Divulgação) 

A denúncia do vereador Jorge Schneider (PTB) contra seu colega Tenente Santini (PSD) pode virar um pedido para abertura de CP (Comissão Processante). Nesta segunda-feira (17), o presidente da Câmara, Marcos Bernardelli (PSDB), retirou a denúncia da Corregedoria da Casa e a devolveu para Schneider. A iniciativa aconteceu porque a denúncia de Schneider pede a cassação de Santini e, no entendimento da Procuradoria Jurídica do Legislativo, isso só pode acontecer por meio de uma CP. Schneider disse que vai se reunir com sua assessoria jurídica para definir se vai ou não pedir a CP. "Sou legalista, prefiro que façamos o trâmite normal. Não punir ninguém com os olhos ou com o fígado, mas com a razão", disse. "Vamos fazer aquilo que é certo, aquilo que é justo, e na hora certa", completou.

ENTENDA O CASO

No começo deste mês, Santini afirmou, em uma fala na tribuna da Câmara, que há vereadores indicados pela facção PCC, envolvidos em roubo de carga, tráfico de drogas e alguns que até pegam parte do salários dos servidores comissionados. As afirmações causaram reações adversas na Câmara. No documento, Schneider pede que Santini explique as acusações, dê nomes sobre qual vereador praticou qual crime que ele disse existir e que também apresente provas. "Se não não fizer isso, vai estar prevaricando", afirmou.

VIROU FEIRA

Depois de já terem protagonizado uma intensa discussão a respeito da qualidade da carne servida na merenda das escolas de Campinas, os vereadores Nelson Hossri (Podemos) e Edison Ribeiro (PSL) travaram um novo debate gastronômico na noite desta segunda-feira. Hossri criticava a qualidade das frutas servidas nas escolas, mostrando fotos que comparavam bananas, peras, abacaxis e maçãs com canetas - para o vereador, não é aceitável, por exemplo, que as escolas sirvam peras e maçãs do tamanho de tampas de caneta.

EXPERIÊNCIA NA CEASA

Ribeiro afirmou que é dono de supermercado, que seu estabelecimento tem varejão e que ele vai "segunda, quarta e sexta" na Ceasa, "às 4h da manhã", comprar frutas, legumes e verduras. "Nunca vi abacaxi menor que uma caneta. Você mostra essas fotos no papel, mas papel aceita qualquer coisa", afirmou. Mais tarde, Hossri voltou ao microfone para dizer que Ribeiro "brinca com coisa séria".

BATALHA

Hossri também criticou o fato da Prefeitura comprar peras do tipo Williams, mas servir peras portuguesas (que é mais barata) às crianças. Desde que o prefeito Jonas Donizette (PSB) foi denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal) por supostos desvios na merenda, Hossri tenta emplacar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inqérito) na Casa para investigar o prefeito.

CADA UM NO SEU QUADRADO

Segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara, Campos Filho (DEM) peitou o "chefe" Marcos Bernardelli (PSDB) na noite desta segunda. Nelson Hossri pediu para usar o microfone de aparte para parabenizar seu pai, novo presidente do Tênis Clube. Bernardelli, que é do Regatas, desejou sorte e disse que os clubes são "irmãos". O presidente então deu a palavra para Hossri, que havia se inscrito para falar na tribuna. Então, Bernardelli percebeu que se antecipou - ele precisa perguntar para o segundo secretário quem vai ocupar a tribuna. Campos Filho então emendou: "cada um no seu quadrado, senhor presidente", arrancando risos dos parlamentares.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON