Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Especial Névio Archibald

Ação da PM que resultou em nove mortes é debate na Câmara

A ação, em Paraisópolis, na capital paulista, resultou em nove pessoas mortas por pisoteamento

| ACidadeON Campinas

Ação da PM pautou discurso de parte dos vereadores de Campinas (Foto: Divulgação/Câmara) 

Um dia após uma ação policial em um baile funk terminar com nove pessoas mortas por pisoteamento em Paraisópolis, os vereadores de Campinas também entraram no debate durante a sessão ordinária desta segunda-feira (2).

O vereador Paulo Galtério (PSB) afirmou que a Polícia Militar tem mais de 200 mil homens e nem todos devem ser julgados por isso, mas que uma "caixa de laranja podre precisa ser retirada" para não estragar o restante das frutas.

O tumulto na favela da zona sul da capital na madrugada deste domingo (5) aconteceu em evento com mais de 5 mil pessoas. Imagens e relatos indicam que a multidão acabou encurralada pela polícia em vielas estreitas -alguns tropeçaram e acabaram mortos

Já Edison Ribeiro (PSL) lembrou que a periferia é carente de lazer, e que a polícia não pode chegar com uma ação que pode acabar em mortes. "Aquele que autorizou a ação com certeza autorizou uma morte anunciada", disse.

Jovens afirmaram que a ação foi uma "emboscada". Já a Polícia Militar afirma que três soldados que faziam patrulhamento próximo ao baile foram alvo de disparos de suspeitos em uma moto, que, seguidos pelos agentes, fugiram atirando em direção ao evento. Esse teria sido o gatilho para o início da correria.

Já Mariana Conti (Psol) lembrou que o partido propôs a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as mortes. "As imagens que circulam sobre a noite das mortes são de verdadeiro horror, e mostram uma ação de emboscada e violência desmedida de policiais militares", comentou.  
 
Com informação da Folha de São Paulo

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON