
Hoje (1º) acontece em Brasília a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 39º presidente eleito do Brasil desde a proclamação da República. Esse será o terceiro mandato de Lula à frente da Presidência do País. Ele assume no lugar do presidente derrotado nas urnas Jair Bolsonaro (PL).
A cerimônia de abertura terá início às 13h45 com a chegada dos convidados, chefes de Estado e de governo. Por volta de 14h20 o presidente eleito deve chegar à Catedral de Brasília junto ao vice Geraldo Alckmin.
De lá, eles sairão em tradicional cortejo rumo ao Congresso Nacional, em carro aberto, um percurso que deve durar dez minutos. A sessão solene de posse terá início às 15h, com a execução do Hino Nacional, a assinatura do termo de posse e um pronunciamento à nação.
LEIA TAMBÉM
Posse de Lula terá presença de 30 chefes de Estado e de governo
Aeroporto de Brasília terá policiamento reforçado para a posse de Lula
Após o pronunciamento, o presidente seguirá para a área externa do Congresso para uma cerimônia de honras militares e também participará da solenidade no Itamaraty.
CRONOGRAMA
- 13h45 – Chegada de convidados, chefes de Estado e de governo ao Congresso Nacional;
- 14h20 – Chegada do presidente eleito e vice-presidente à Catedral de Brasília;
- 14h30 – Desfile do cortejo presidencial em carro aberto, da Catedral de Brasília ao Congresso Nacional, em percurso que deve durar 10 minutos;
- 14h40 – Recepção de Lula e Alckmin no Congresso Nacional pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado;
- 15h – Abertura da sessão solene de posse de Luiz Inácio Lula da Silva.
SEGURANÇA
A Força Nacional atuará na segurança da cerimônia. O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Polícia Rodoviária Federal. De acordo com o documento, os militares participarão das atividades de escoltas em caráter episódico e planejado, no período de 27 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023.
Na última terça-feira (27), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes proibiu o porte de armas em todo o território do Distrito Federal até o dia 2 de janeiro. A decisão passou a valer na quarta-feira (28).
A deliberação atende a um pedido formulado na terça, 27, pelo delegado Andrei Passos Rodrigues, coordenador da segurança do presidente diplomado da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e futuro diretor-geral da Polícia Federal.
O fundamento jurídico do pedido foram os recentes casos de George Washington Oliveira de Sousa, acusado de deixar um explosivo próximo ao aeroporto de Brasília no sábado, 24, e de José Acácio Serere Xavante, líder indígena preso em 12 de dezembro.
Ambos são manifestantes bolsonaristas contrários à eleição de Lula. Moraes também determinou que, durante o tempo da vigência da decisão, o porte de arma de fogo e munições, ainda que se tenham as licenças legais, será equiparado ao crime de porte ilegal, passível de prisão em flagrante.
O ministro do STF exclui da decisão membros da Forças Armadas, do Sistema Único de Segurança Pública, das Polícias Legislativa e Judicial, de empresas de segurança privada e de transporte de valores.
SHOWS NA POSSE
Organizado pela futura primeira-dama, Janja Lula, o “Festival do Futuro” acontece na Esplanada dos Ministérios para celebrar a vitória de Lula. Às 10h, na Praça de Alimentação do Festival, terá início um cortejo popular.
Em seguida, o palco Elza Soares receberá o espetáculo “Brasília, Capital de Todos os Ritmos”, com canções de representatividade cultural do Brasil. O evento conta ainda com shows de diversos artistas. Confira os nomes confirmados abaixo:
- Aíla
- Alessandra Leão
- Almério
- BaianaSystem
- Chico César
- Daniel Ganjaman
- Duda Beat
- Fernanda Takai
- Fernanda Abreu
- Francisco El Hombre
- Gaby Amarantos
- Geraldo Azevedo
- Os Gilsons
- Jaloo
- Jards Macalé
- Johnny Hooker
- Juliano Maderada
- Kaê Guajajara
- Kleber Lucas
- Lirinha
- Luedji Luna
- Lukinhas
- Leonardo Gonçalves
- Leoni
- Marcelo Jeneci
- Margareth Menezes
- Maria Rita
- Martinho da Vila
- MC Rahell
- Odair José
- Otto
- Pabllo Vittar
- Paulinho da Viola
- Paulo Miklos
- Paulo Vieira (apresentação)
- Rogéria Holtz
- Salgadinho
- Tereza Cristina
- Thalma de Freitas
- Titi Müller (apresentação)
- Tulipa Ruiz
- Urias
- Valesca Popozuda
- Zélia Duncan
LEIA MAIS
Confira o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para 2023