- Publicidade -
PolíticaSegundo turno: 878,7 mil eleitores votam em Campinas neste domingo

Segundo turno: 878,7 mil eleitores votam em Campinas neste domingo

Votação será para presidente da República e governador do estado de São Paulo; veja o que é permitido

- Publicidade -

 

 

Segundo turno das Eleições 2022 acontece neste dominfo (Foto: Denny Cesare/Código19)
Segundo turno das Eleições 2022 acontece neste dominfo (Foto: Denny Cesare/Código19)

Neste domingo (30), 878.715 eleitores de Campinas vão às urnas para o segundo turno das eleições, que escolherá o presidente da República e o governador do estado de São Paulo. O número é 3,48% maior do que o de 2018, nas últimas eleições presidenciais, quando a cidade contava com 849.127 eleitores. Os dados são do TRE-SP (Tribunal Eleitoral Regional).

Deste total, 148.510 possuem o ensino superior completo, o que representa um percentual de 16,9%. Na última corrida presidencial, quando a cidade tinha 849.127 eleitores, apenas 121.686 residentes tinham este nível de escolaridade. Confira o perfil do eleitorado campineiro abaixo:

ELEITORADO DE 2022

  • Superior completo: 148.510 (16,9 %)
  • Ensino médio completo: 260.694 (29,67%)
  • Ensino fundamental completo: 65.192 (7,42%)

ELEITORADO DE 2018

  • Superior completo: 121.686 (14,33 %)
  • Ensino médio completo: 260.694 (30,70%)
  • Ensino fundamental completo: 69.601 (8,20 %)

A VOTAÇÃO

- Publicidade -

A votação hoje começa às 8h e segue até às 17h. Em Campinas, ao todo são 263 locais de votação, entre colégios e faculdades. Para isso, cerca de 2.500 urnas eletrônicas serão usadas. Vale lembrar ainda que a cidade liberou o transporte gratuito hoje até às 19h. Para tirar as dúvidas sobre o segundo turno, o acidade on Campinas preparou um guia com todas as informações relevantes. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o 2º turno em Campinas.

 

LEIA TAMBÉM

Domingo de eleições será de sol e calor em Campinas; veja a previsão

TSE tem sistema de checagem de fake news em tempo real

 

O QUE É PERMITIDO NO DIA?

A Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação para partidos, coligação ou candidato. Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas, desde que não provoque aglomerações.

Atenção! É proibida a propaganda eleitoral, como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos (conhecidos por santinhos) e outros materiais, abordagem ou mesmo aglomeração de simpatizantes.

Pode votar de bermuda, regata e chinelo? Sim. O TSE não proíbe a utilização de nenhum desses itens.

ACESSIBILIDADE

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida poderão contar com a ajuda de uma pessoa de sua escolha na hora da votação, mesmo que não tenham solicitado antecipadamente à juíza ou ao juiz eleitoral.

A urna em 2022 tem legenda em Libras para o eleitorado com deficiência auditiva. Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 nos teclados do aparelho, também são disponibilizados nas seções eleitorais fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.

A sintetização de voz, recurso voltado para eleitores com deficiência visual, também foi aprimorada para as eleições deste ano.

LEIA MAIS

Futebol Amador: Tudo EP transmite Vila Boa Vista X Galácticos neste domingo

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -