- Publicidade -
saudePoliomielite: veja como está vacinação de crianças na região de Campinas

Poliomielite: veja como está vacinação de crianças na região de Campinas

Na região, Indaiatuba é a única cidade que atingiu a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde

- Publicidade -

 

Região de Campinas apresentam baixa adesão da vacinação de crianças contra a poliomielite (Foto: Reprodução/ EPTV Campinas)
Região de Campinas apresentam baixa adesão da vacinação de crianças contra a poliomielite (Foto: Reprodução/ EPTV Campinas)

Mesmo com as prorrogações de campanhas de vacinação, cidades da região de Campinas apresentam baixa adesão da vacinação de crianças contra a poliomielite. Um levantamento feito pela EPTV Campinas mostra os dados das cidades da região de Campinas – veja mais abaixo.

Os números revelam que Indaiatuba é a única que atingiu a meta e já possuí 95,7% das crianças vacinadas.

Hortolândia já entra nas cidades que estão abaixo da média do estado, com 67%, seguida por Santa Bárbara d’Oeste e Americana onde a cobertura está em apenas 66,5%.

Valinhos vacinou praticamente a metade das crianças, com quase 52%. Em Sumaré, a vacinação é mais crítica, sendo a pior situação entre as maiores cidades da Região, com apenas 47% das crianças vacinadas.

 

 

- Publicidade -

LEIA MAIS

Nova subvariante da ômicron é registrada no estado de SP

Morre filhote de cachorro encontrado dentro de saco de ração na região de Campinas

 

 

A DOENÇA

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas.

“Ali é um momento de você demonstrar o quanto você ama o seu filho, protegendo ele sempre, deixando as vacinas em dia, é extremamente importante”, revela Carla Biatriz Moneteiro, pedagoga, mãe de Alan, que tem apenas um ano e já foi vacinado contra a doença.

CAMPANHAS

De acordo com Prefeitura de Campinas, nesta quarta-feira (9) será lançada uma nova Campanha de Mobilização de Vacinação contra a doença.

Já o Ministério da Saúde fez campanhas de vacinação contra a doença nos meses de agosto e setembro deste ano, porém os dados do próprio ministério revelam que menos de 70% do público-alvo foram vacinados. De acordo com o levantamento da redação, o estado de São Paulo apresentou apenas 68% de vacinados. A meta é atingir 95% de crianças vacinadas menores de cinco anos.

Neste domingo (6), o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez mais um apelo aos pais e responsáveis pedindo que vacinem as crianças.

Região de Campinas apresentam baixa adesão da vacinação de crianças contra a poliomielite (Foto: Reprodução/ EPTV Campinas)
Região de Campinas apresentam baixa adesão da vacinação de crianças contra a poliomielite (Foto: Reprodução/ EPTV Campinas)

 

 

CONFIRA OS DADOS

Indaiatuba
95.7% de cobertura
12.569 crianças foram vacinadas contra a poliomielite em Indaiatuba de um total de 13.138 possíveis.
Nossa cobertura na campanha ficou em 95,7%,

Sumaré
47.46% de cobertura
– estão aptas a tomar a vacina em Sumaré 15.800 crianças.
– até esta segunda-feira (7), foram aplicadas 7.500, com a cobertura vacinal atingindo 50%.
– todas as unidades de saúde estão abastecidas com a vacina poliomielite. A vacinação acontece de segunda à sexta-feira, entre 9h e 15h, exceto feriados. Desde o início da campanha contra a poliomielite, a secretaria municipal de saúde tem oferecido o imunizante em ações programadas aos sábados (a última foi realizada no dia 29 de outubro). Não é necessário agendar, o responsável precisa apenas levar um documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança.

Valinhos
51.82% de cobertura
A prefeitura de Valinhos informa que o público alvo da vacinação contra a poliomielite é de 5.795 crianças de 1 a 4 anos. Durante a campanha de vacinação contra a poliomielite, foram aplicadas 3.003 doses, o que representa 51,8% de cobertura vacinal.  a vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00, agora com aplicação de rotina, já que a campanha acabou em 31 de outubro. Para receber o imunizante, não é necessário agendamento, apenas comparecer em uma unidade com a carteirinha de vacinação. 

Americana
66.49% de cobertura
O público-alvo são crianças de 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Segundo o censo IBGE, há no município 10.465 crianças nesta faixa etária. Desse total, 6.959 receberam a vacina, restando 3.506. Portanto, a cobertura na campanha foi de 66,5%.

Santa Bárbara d’Oeste
66.57% de cobertura
A prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informa que a campanha contra a poliomielite foi encerrada oficialmente no dia 31 de outubro, com 5.859 doses aplicadas. Apesar do término oficial da iniciativa, as doses contra a pólio seguem disponíveis nas unidades, como parte do calendário de vacinação das crianças. O público-alvo para a campanha é de 8.800 crianças (população de 1 a 4 anos).

Não precisa de agendamento prévio para receber a vacinação contra poliomielite. Os pais e/ou responsáveis devem levar os menores a uma das 13 UBSS (unidades básicas de saúde) do município munidos de carteira de vacinação, documento de identificação com foto e cartão SUS em mãos. 

Hortolândia
67.70% de cobertura
Total público-alvo: 12.644
Total de doses aplicadas: 8.560
Cobertura vacinal: 67%

Campinas
63% de cobertura
37.178 crianças vacinadas contra pólio = 63% cobertura
Público-alvo – 58.813 crianças

 

 

LEIA TAMBÉM

“PodFalar, Mãe!”: Conheça a educação respeitosa

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -