- Publicidade -
vacinasDário pede inclusão de Campinas na próxima remessa de vacina Pfizer

Dário pede inclusão de Campinas na próxima remessa de vacina Pfizer

Primeiro lote que chegou no país pousou ontem em Viracopos

- Publicidade -

Prefeito acompanhou a chegada das vacinas em Viracopos (Foto: Divulgação Prefeitura)

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) acompanhou nesta quinta-feira (29) a chegada do primeiro lote de vacinas contra a covid-19 produzidas pela Pfizer/Biontech. O avião com as doses pousou no Aeroporto de Viracopos durante à noite de ontem. Em pronunciamento, Dário aproveitou a ocasião para se reunir com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e solicitar para que, nas próximas remessas desta vacina, Campinas seja incluída na distribuição

Segundo o prefeito, Campinas tem condições técnicas de armazenar a vacina em freezers e geladeiras especiais. “Nós fizemos a solicitação e o ministro confirmou que Campinas estará incluída nas próximas distribuições”, afirmou Dário.

- Publicidade -

Também estiveram presentes na comitiva, os ministros das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, e das Comunicações, Fábio Faria, além do presidente regional da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo.

Em seu discurso, o prefeito disse que ainda que “a cidade de Campinas está honrada em receber essa primeira remessa, de muitas, para colaborar com a vacinação contra a Covid-19 no Brasil”. Ele lembrou que Campinas é uma referência na área de saúde, na produção, no conhecimento, na pesquisa, no ensino e em logística. “Campinas se orgulha de estar enfrentando a pandemia com sucesso, dentro de toda a crise sanitária”, afirmou. 

AS DOSES

A carga, com 1,350 milhão de doses, faz parte do acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica em 19 de março, que totaliza 100 milhões de doses de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021. Essas primeiras doses foram produzidas na fábrica da Pfizer em Puurs, na Bélgica. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais devido às condições de armazenamento da vacina, que demanda temperaturas muito baixas.

As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal. Conforme o Ministério da Saúde, os entes federados receberão de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias.

- Publicidade -

A vacina da Pfizer possui registro para uso definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.

A logística de distribuição das vacinas da Pfizer/BioNTech está sendo organizada pelo Ministério da Saúde.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -