- Publicidade -
vacinasVacinação contra a covid em empresas começa em Campinas

Vacinação contra a covid em empresas começa em Campinas

Esquema de imunização inédito no país começou nesta quarta-feira (28); empresas recebem doses para aplicar em funcionários

- Publicidade -

Vacinação contra covid em empresa de Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19) 

- Publicidade -

Começou nesta quarta-feira (28) a parceria da Prefeitura de Campinas com empresas da cidade para acelerar a vacinação contra a covid-19. Lançada na semana passada, a Administração repassa doses da vacina para que a empresa imunize funcionários.

De acordo com a Administração, a medida contempla os grupos que estão sendo atendidos no programa de vacinação da cidade – atualmente acima de 30 anos e sem doenças prévias.

Ao todo, 23 empresas se cadastraram no projeto, com previsão de imunizar mais de 71 mil trabalhadores no próprio local de trabalho. Do total, 22,7 mil serão na faixa acima de 30 anos.

Para serem aprovadas, as empresas precisam cumprir alguns requisitos. Entre eles, ter um profissional de enfermagem para aplicar as doses e duas pessoas para cuidar da digitação dos dados exigidos pelo sistema estadual VaciVida.

Também são necessários um freezer com temperatura entre 2°C e 8°C, além de caixas térmicas com termômetro. Já a Prefeitura fornece o material para realizar a vacinação, além de orientar como a imunização deve ser feita.

- Publicidade -

PRIMEIRA

Nesta quarta-feira, uma empresa de alimentos de Campinas com 1,5 mil funcionários começou a imunização com a expectativa de vacinar 120 pessoas até o fim do dia.

“Sempre fazemos anualmente a vacinação da gripe. Então, a estrutura está mantida. Só precisávamos nos adequar com alguns detalhes solicitados pela Prefeitura, para ficar apto a vacinação da covid. Nosso colaborador imunizado é o nosso grande objetivo. Ele feliz e, principalmente, com a garantia de não adoecer por esse terrível vírus”, disse o diretor de capital humano Geraldo Netto.

De acordo com a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) de Campinas, Andrea von Zuben, essa parceria entre prefeitura e empresas exige responsabilidade. “É muito criteriosa essa aplicação e a digitação. Qualquer tipo de problema a empresa, inclusive, responde civil e criminalmente. Por exemplo: desvio de doses ou aplicar em alguém que não é funcionário. Isso vai ser bastante cuidado”.

A Administração informou que continua cadastrando empresas que tenham interesse. A partir de hoje, também, instituições de ensino também podem aderir a parceria para imunizar estudantes (veja abaixo).

INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Ontem, a Prefeitura de Campinas anunciou a ampliação dessa parceria para acelerar o processo de vacinação no município. Além de empresas, instituições de ensino da cidade também vão poder aderir à estratégia para vacinar seus alunos desde hoje.

As instituições de ensino que tiverem interesse deverão acessar o site: (vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/covid-19).

Os estabelecimentos de ensino que aderirem serão avaliados pelo Devisa. Após a aprovação, vão receber treinamento, vacinas e insumos para aplicação. Em contrapartida, se responsabilizam por vacinar os alunos dos grupos contemplados pela secretaria de Saúde.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -