A Anvisa autorizou nesta sexta-feira (28) novas condições de conservação e armazenamento para a vacina Comirnaty, produzida pela Pfizer.
O novo texto de bula permite que a vacina seja mantida em temperatura controlada entre 2 a 8 graus Celsios por até 31 dias. Antes a vacina poderia ser mantida a esta temperatura por no máximo cinco dias.
Para aprovar as novas condições, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina. Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração.
Segundo a agência, o pedido para alteração chegou na última sexta-feira (27) e a análise foi realizada durante esta semana.
O PEDIDO
A Pfizer anunciou na última semana o encaminhamento do pedido na Anvisa para obter a autorização para a flexibilização do armazenamento de sua vacina conta a covid-19 após o descongelamento. O laboratório pediu para ampliar tempo de armazenamento, apresentando estudos que apontariam a estabilidade da substância quando guardada nesta condição por mais tempo.
A VACINA
O imunizante da Pfizer é uma das três vacinas que são aplicadas no Brasil. Atualmente, por causa das condições de conservação, as doses foram distribuídas apenas para as capitais. No entanto, o Ministério da Saúde aprovou nesta semana a liberação do imunizante para os municípios. Até o momento as cidades do Circuito das Águas não têm previsão para o recebimento das doses da Pfizer.