- Publicidade -
vacinasCidades da região vacinam grupos prioritários hoje e amanhã

Cidades da região vacinam grupos prioritários hoje e amanhã

De acordo com o calendário estadual, podem receber a dose pessoas de 40 a 45 anos com comorbidades ou deficiência permanente, que sejam beneficiárias do BPC

- Publicidade -

Jaguariúna inicia vacinação de pessoas com comorbidades a partir dos 40 anos de idade (Divulgação/Prefeitura de Jaguariúna)

As cidades que fazem parte do Circuito das Águas Paulista fazem ações de vacinação dos grupos prioritários contra a covid-19 nesta sexta-feira (28) e no sábado (29). De acordo com o cronograma estadual, podem receber a dose pessoas de 40 a 45 anos com comorbidades ou deficiência permanente, que sejam beneficiárias do BPC.

De acordo com os municípios, os moradores, em todos os casos, devem apresentar documentos que comprovem a condição de saúde, Cartão Cidadão, documento oficial com foto e um comprovante de residência para receber a vacina.

O ACidade On Circuito das Águas faz um balanço das ações previstas em oito das nove cidades. A reportagem tentou ouvir o setor de comunicação da prefeitura de Lindoia, mas não obteve retorno até o momento desta publicação. Confira os detalhes, por município, abaixo.

Águas de Lindoia

Hoje (28), serão vacinadas contra a covid-19, em Águas de Lindoia, as pessoas que aguardam pela segunda dose da Coronavac. Já neste sábado (29) é a vez daqueles com idades entre 40 a 44 anos que possuem comorbidades. (veja a lista de comorbidades abaixo). A ação acontece no ginásio de esportes, próximo à Escola Estadual Dr. Francisco Tozzi, das 9h às 12h.

Amparo

- Publicidade -

Nesta sexta-feira (28), a vacinação em Amparo é voltada para profissionais da saúde. Está prevista a aplicação de 250 doses em quem ainda não foi imunizado. Já no sábado (29) é a vez de pessoas, de 45 a 49 anos, com comorbidades, receberem a dose. A vacinação acontece nesta sexta-feira, das 17h30 às 21h, e amanhã, sábado, das 8h às 17h, na Farmácia Central do Postão.

Para consultar o agendamento da vacinação, moradores que já se cadastraram no sistema da prefeitura devem entrar no site www.amparo.sp.gov.br e checar o horário da sua vacina digitando o CPF. O agendamento também pode ser consultado pelo telefone (19) 3817-9258. O cadastrado também recebe uma mensagem SMS com a data e horário da vacinação.

Pessoas com comorbidades devem informar a doença no preenchimento do cadastro e levar o comprovante da condição de risco no dia da vacinação. A comprovação pode ser por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica que constem o CRM do médico.

Essa orientação vale tanto para as pessoas com comorbidades quanto para quem tem Síndrome de Down, pessoas em hemodiálise e transplantados. A vacinação para pessoas em hemodiálise acontecerá no Centro de Nefrologia de Amparo (Cenam), ao lado da Beneficência Portuguesa. Já as pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Moradores de Amparo que ainda não se cadastraram preencher o formulário disponível no site https://amparo.meumunicipio.digital/ ou pelo telefone (19) 3817-9258. 

O horário do agendamento da vacinação deve ser seguido rigorosamente pelas pessoas que foram convocadas para que não haja aglomerações e nem filas muito longas. Além disso, neste sábado (29), Amparo realiza testagem em massa da população no Jardim Público, a partir das 8h.

Holambra

Pessoas que fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina contra a covid-19 devem receber as doses neste sábado (29), no Salão da Terceira Idade, em Holambra. O atendimento será das 8h às 12h e entre 13h e 16h.

Podem ser imunizados neste momento moradores com comorbidades a partir de 40 anos, grávidas e mulheres com comorbidades que estão no período de até 45 dias após o parto, além de moradores de Holambra com idade igual ou superior a 60 anos e  pessoas com deficiência permanente que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.

É necessário levar documento oficial com foto, Cartão Cidadão e comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica. Pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante de recebimento do benefício.

Jaguariúna

Em Jaguariúna, começam a ser vacinadas nesta sexta-feira (28)  pessoas de 40 a 45 anos com comorbidades ou deficiência permanente (BPC). A vacinação acontece no Parque Santa Maria de segunda-feira a sexta-feira, das 15h às 19h.

Para receber a dose é preciso apresentar declaração médica que comprove a doença pré-existente e uma cópia desse documento. Além disso, a Secretaria de Saúde também solicita a apresentação de um documento com foto, comprovante de residência e do Cartão Cidadão.

Monte Alegre do Sul  

A campanha de vacinação contra a covid-19 em Monte Alegre do Sul entra em uma nova fase nesta sexta-feira (28). Serão imunizadas as pessoas de 40 a 44 anos com comorbidades ou deficiência permanente, beneficiárias pelo BPC.

No entanto, o cidadão que fizer parte desse grupo deve entrar em contato uma unidade de saúde, através dos telefones, para confirmar se o cadastro está atualizado. A vacinação irá ocorrer no período da tarde no Paço Municipal e nas unidades de saúde da família no Bairro dos Limas e Distrito das Mostardas.

Não haverá vacinação amanhã, sábado (29). A imunização no município deve retornar na segunda-feira (31).

Pedreira

Pedreira recebeu 830 doses de imunizantes contra a covid-19 da AstraZeneca  e no sábado (29) abre todas as unidades de saúde, das 8h às 16h, para começar a vacinar maiores de 40 anos com comorbidades. A vacinação continua para aqueles que devem tomar a segunda dose da vacina e para idosos acima de 60 anos.  

É possível receber o imunizante mesmo sem agendamento, apenas indo até a unidade de saúde mais próxima.

Pessoas com comorbidades que já são atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não precisam comprovar a doença, pois os postos têm acesso as informações no prontuário médico. Somente quem não é atendido pela saúde pública deve levar um atestado médico ou outro comprovante que confirme a comorbidade. 

Serra Negra

Serra Negra vacina pessoas com 40 anos ou mais que possuam comorbidades e pessoas com deficiência permanente, beneficiárias do BPC. A vacinação estará disponível no Centro de Convenções a partir desta sexta-feira (28). Para ser imunizado, é obrigatório apresentar documento pessoal com foto e CPF, além de um comprovante de residência de Serra Negra.

As pessoas com comorbidades devem baixar a declaração médica (clique aqui) e apresentá-la na hora da vacinação. O documento deve contar o CID e o CRM do médico que está atestando a doença.

A cidade alerta que o pré-cadastro não é obrigatório para agilizar o atendimento. Ele pode ser realizado através do link https://vacinaja.sp.gov.br/

A vacinação também continua na cidade para pessoas com 60 anos ou mais. Nestes casos, é necessário realizar agendamento pelo telefone (19) 9.9636-2021.  

A vacinação de idosos acamados deve ser agendada pelos telefones (19) 9.9636.2021 ou 9.9754.4864. Os familiares podem ainda procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa, ou entrar em contato pelo e-mail vacinaserranegra@gmail.com.

Socorro

Socorro vacina a partir desta sexta-feira (28) pessoas que possuem uma ou mais comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde, além de indivíduos com deficiência permanente, beneficiários do BPC, conforme faixas etárias abaixo:

– Sexta-feira – 28/5 – 43 a 44 anos
– Segunda-feira- 31/5 – 41 a 42 anos
– Terça-feira – 01/6 – 40 anos

A vacinação acontece no espaço do Clube da Melhor Idade, no Centro de Lazer do Trabalhador (atrás do ginásio municipal de esportes), na Rua Professor Cornélio Alves de Andrade, 97, centro, das 8h às 16h.

Para receber a dose, é necessária apresentação de documento com foto, CPF, Cartão Cidadão ou comprovante de endereço no nome do morador. Qualquer pessoa com comorbidades e que integre os grupos anunciados deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de receitas, junto com relatório ou prescrição médica. Os cadastros previamente existentes em unidades básicas de saúde (UBS) também podem ser utilizados.  

Familiares de idosos acamados podem solicitar a vacinação domiciliar na unidade de saúde que atende o bairro.

Comorbidades incluídas na vacinação

As cidades do Circuito das Águas seguem o calendário de vacinação definido pelo governo estadual.  No momento são imunizadas pessoas com as seguintes comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

– Insuficiência cardíaca
– Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndrome coronariana
– Valvopatias
– Miocardiopatias e pericardopatias
– Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas no adulto
– Próteses valvares e dispositivos cardíaco implantados
– Diabetes mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão arterial resistente
– Hipertensão artéria estágio 3
– Hipertensão artéria estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos (inclui câncer)
– Anemia falciforme
– Obesidade mórbida
– Cirrose hepática
– Portadores do vírus HIV

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -