A Prefeitura de Campinas informou nesta quinta-feira (20) que tem 9 mil vagas abertas para a vacinação de maiores de 45 anos com doenças prévias (comorbidades). O agendamento obrigatório foi aberto ontem (19), às 19h, para o grupo com doenças chamadas crônicas (veja lista abaixo).
De acordo com a Administração, foram abertas 25 mil vagas até sábado (22), quando está previsto o Dia D da vacinação. Até o momento, foram preenchidas cerca de 16 mil e, com isso, estão disponíveis 9 mil agendamentos para pessoas com mais de 45 anos e comorbidades.
O dia, o horário e o centro de imunização deverão ser escolhidos preferencialmente no site vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160 (veja endereços abaixo). É importante ainda lembrar que é preciso um intervalo de 14 dias entre as vacinas contra a covid e a da gripe.
Ontem, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), afirmou que caso o paciente não tenha um histórico médico da doença crônica, pode levar uma receita de remédio. “Se tiver atestado médico, ótimo. Se não tiver, pode levar um exame, pode levar uma receita médica. Vamos acreditar nas pessoas. Não precisa ser tão recente e isso será aceito pela equipe de vacinação”, afirmou.
DIA D
Também foi anunciado nesta quarta-feira o Dia D de vacinação contra a covid-19. Ele ocorre no próximo sábado (22) e todos os CS (Centros de Saúde) vão abrir para vacinar as pessoas com comorbidades acima dos 45 anos (leia mais aqui).
CONFIRA AS COMORBIDADES DEFINIDAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE
– Doença cardiovasculares
Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndrome coronariana
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doença da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas no adulto
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
– Diabete mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão arterial resistente
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão de órgãos alvos
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos
– Anemia falciforme
– Obesidade mórbida
– Cirrose hepática
– HIV
O QUE LEVAR
No dia marcado, a pessoa que vai receber a vacina deve levar documento de identificação com foto e CPF, comprovantes de endereço em Campinas e do agendamento (que pode ser mostrado no celular), além de declaração ou receituário médico com assinatura e CRM do profissional, que comprove risco em decorrência da comorbidade.
É necessário que o número do CRM esteja nítido, pois será obrigatório para inserção no sistema de vacinação. A lista de doenças que serão aceitas na vacinação está disponível no https://vacina.campinas.sp.gov.br/sites/vacina.campinas.sp.gov.br/files/arq-uploads/lista-comorbidades.pdf.
OS CENTROS DE IMUNIZAÇÃO
– CVI – Centro de Vivência do Idoso na Lagoa do Taquaral
Avenida Doutor Heitor Penteado, s/nº. Portão 5, com área de estacionamento
– Escola CAIC Zeferino Vaz
Rua José Augusto de Mattos, s/nº – Parque Residencial Vila União
– Círculo Militar de Campinas
Avenida Getúlio Vargas, 200, no Jardim Chapadão
– Casa da Criança Paralítica
Rua Pedro Domingos Vitali, nº 160, no Parque Itália
– Centro de Imunização Noroeste (antigo prédio da NAED Noroeste)
Rua Augusta Parreira Belinteni, s/nº, na Vila Castelo Branco