- Publicidade -
vacinasDia D: pais podem optar por Pfizer ou Coronavac em Campinas

Dia D: pais podem optar por Pfizer ou Coronavac em Campinas

Apesar de priorizar a Pfizer para imunizar as crianças, Saúde permite que o responsável faça a escolha

- Publicidade -

Crianças foram imunizadas no Dia segundo Dia D contra a covid-19 (Foto: Denny Cesare/Código 19)

 

A secretaria de Saúde de Campinas informou na tarde deste sábado (22) que os pais ou responsáveis pelas crianças de 5 a 11 anos com aplicações agendadas neste Dia D contra a covid-19 podem escolher entre os imunizantes da Pfizer e da Coronavac.

O comunicado foi enviado à reportagem após relatos sobre crianças que teriam recebido as doses do Instituto Butantan em um dos CSs (centros de saúde). Mas, de acordo com a pasta, nem toda unidade no município possui lotes da Coronavac.

“A secretaria se programou para usar preferencialmente a vacina da Pfizer contra a covid-19 em todos os centros de saúde. Se algum cidadão, pai ou responsável por alguma criança pedir para que seja aplicada a Coronavac e a unidade de saúde tiver esta vacina, poderá ser aplicada”, diz o comunicado.

A nova medida ocorre após a chegada de 73.760 doses da Coronavac a Campinas nesta sexta (21). Os novos lotes, porém, não foram priorizados pela secretaria, que preferiu utilizar as unidades pediátricas da Pfizer que já estavam no estoque da cidade.

BALANÇO

- Publicidade -

Com as 6,5 mil vagas para crianças de 5 a 11 anos para o Dia D esgotadas desde a tarde de ontem, a secretaria de Saúde imunizou 2.630 moradores desta faixa etária até às 11h54 deste sábado. O total foi divulgado em um balanço parcial realizado pelo município.

Ao todo, são 13 pontos de imunização exclusivos para as crianças: CRI (Centro de Referência à Saúde do Idoso) e os CSs (centros de saúde) 31 de Março, Valença, Barão Geraldo, San Martin, Figueira, São Cristóvão, Anchieta, Nova América, Aurélia, Eulina, Pedro Agápio de Aquino Neto e Ipê.

ADULTOS

Além das crianças, o Dia D também ofereceu 17,6 mil doses adicionais para adultos. Destas, 7.424 foram aplicadas até o final da manhã.

As doses de reforço são aplicadas em 16 centros de saúde de Campinas em todas as pessoas a partir de 18 anos que tiverem recebido a segunda dose há pelo menos 4 meses.

No caso de imunossuprimidos graves, é preciso ter completado a imunização há 28 dias. Se a pessoa foi vacina com a Janssen, o intervalo entre a dose única e a dose adicional é de dois meses.

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -