- Publicidade -
vacinasDoria vai pedir à Anvisa autorização para vacinar crianças de 5 a 11 anos

Doria vai pedir à Anvisa autorização para vacinar crianças de 5 a 11 anos

Segundo a Pfizer, seu imunizante contra a covid-19 é seguro e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções neste público

- Publicidade -

Vacina da Pfizer (Foto: Carlos Bassan/PMC)
Vacina da Pfizer (Foto: Carlos Bassan/PMC)

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (3) que a Secretaria de Estado da Saúde irá enviar um ofício à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedindo a autorização para iniciar a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade contra a covid-19.  Até agora, o estado e o país só imunizam adolescentes a partir de 12 anos.

“Na manhã de hoje [quarta-feira], membros da nossa equipe de saúde participaram de uma reunião técnica com profissionais do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A Dr. Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização, participou deste encontro representando o Estado de São Paulo”, diz Doria. 

Países vizinhos, como a Argentina, o Chile e a Colômbia, na América Latina, e outros mais distantes do Brasil já iniciaram a imunização deste público-alvo. 

 Na reunião destacada por Doria foi discutida a inclusão das crianças na campanha de imunização. “Os 645 municípios de São Paulo têm condições técnicas para iniciar a vacinação assim que a Anvisa liberar a aplicação no país. A imunização das crianças é um importante passo para o controle da pandemia e a proteção da população”, explica a coordenadora do PEI paulista. 

No final de outubro, a Pfizer informou que sua vacina contra a covid-19 é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos. Os dados foram enviados à FDA.

O estudo acompanhou 2.268 crianças que receberam duas doses da vacina ou placebo, com três semanas de intervalo. Cada dose foi um terço da quantidade administrada a adolescentes e adultos. 

“A Anvisa deve receber nos próximos dias também uma solicitação da Pfizer para que possa aprovar a vacinação para essa população, da mesma forma que FDA e CDC já aprovaram nos Estados Unidos”, explica Regiane de Paula.

- Publicidade -

“Só aguardamos um parecer favorável para iniciar a imunização desse público. Só assim teremos muito mais tranquilidade para um final de ano diferente, com mais sossego, principalmente pais e mães”, conclui.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -