- Publicidade -
vacinasEntenda como funciona a 'xepa' da vacina em Campinas

Entenda como funciona a ‘xepa’ da vacina em Campinas

Moradores interessados em receber doses que sobraram podem fazer cadastro

- Publicidade -

Doses restantes são disponibilizadas para moradores com doenças prévias (Foto: Denny Cesare/Código19)

A campanha de vacinação contra a covid-19 começou em janeiro em Campinas e segue em andamento, com aplicação das vacinas nos grupos prioritários. Mas quem ainda não está incluindo nos grupos, pode receber a vacina de outra forma, sendo que a Prefeitura disponibiliza agendamento para os interessados em receber a chamada “xepa” da vacina, com doses finais dos frascos.  

As doses restantes das vacinas contra a covid-19 em Campinas são oferecidas atualmente para moradores da cidade com 18 anos ou mais e que tenham alguma comorbidade (doença prévia)

A estratégia tem o objetivo de evitar a perda de vacina e ocorre esporadicamente, próximo ao horário de fechamento dos Centros de Imunização, quando há frasco (multi-doses) de imunizante já aberto com sobra de vacina. Quem tiver interesse no recebimento da dose restante pode fazer o cadastro pelo link https://vacina.campinas.sp.gov.br/gestao-doses-sobrantes

O cadastro para evitar a perda de vacinas é seguido pela Prefeitura desde o início da imunização. Ele já esteve disponível para Guardas Municipais, idosos abaixo da faixa etária contemplada pela campanha e para profissionais da área da saúde que também ainda não faziam parte do grupo contemplado. 

Atualmente, no grupo de pessoas com comorbidades, são vacinadas pessoas com 45 anos ou mais. 

- Publicidade -

COMO FUNCIONA 

Quem for chamado precisa chegar ao Centro de Imunização em no máximo 20 minutos após receber o contato. É preciso morar em Campinas e ter comprovante de endereço no próprio nome, além de informar um telefone válido para a convocação. Também é necessário apresentar uma declaração ou prontuário médico que ateste a comorbidade.

O interessado deve preencher o cadastro com todas as informações solicitadas, se comprometer a ir apenas após chamado, no dia e horário informados, e, se convocado, assinar o Termo de Ciência e Aceite de que está recebendo dose sobrante. O morador que receber a primeira dose como dose sobrante, tem garantida a segunda dose da vacina.

A pasta esclarece às pessoas interessadas que são poucos os dias em que há sobras e quando isso ocorre podem ser frascos com apenas uma dose ou um pouco mais. 

QUEM PODE AGENDAR A VACINA NA CIDADE ATUALMENTE?

– Pessoas com 60 anos ou mais
– Pessoas com comorbidades (doenças prévias), com 45 anos ou mais
– Pessoas com deficiência permanente grave que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 18 anos ou mais
– Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais
– Estudantes da área da saúde que fazem estágio em uma instituição de saúde, com 18 anos ou mais
– Pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais
– Pacientes em terapia renal substitutiva e pacientes transplantados: coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas, com 18 anos ou mais
– Gestantes e puérperas (quem teve filho nos últimos 45 dias) trabalhadoras da área da saúde
– Gestantes e puérperas com comorbidades e com 18 anos ou mais.
– Profissionais de educação com 47 anos ou mais  
– Motoristas e cobradores de ônibus municipal e intermunicipal 

Vale lembrar que entre os trabalhadores da “área da Saúde” estão incluídas todas as profissões que trabalham em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas de saúde humana, ambulatórios de saúde humana, laboratórios de análises, entre outros.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -