O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que pretende realizar a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em todas as 4,3 milhões crianças do estado em um prazo de três semanas. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (20), após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso do imunizante Coronavac na vacinação infantil. Com isso, o governo estadual irá liberar o uso imediato de 8 milhões de doses da vacina aos 645 municípios paulistas.
Além disso, o estado afirmou que outras 7 milhões de vacinas serão oferecidas aos estados e prefeituras que tiverem interesse em utilizar o imunizante fabricado pelo Instituto Butantan. No caso de crianças imunossuprimidas, a recomendação é que seja aplicado o imunizante da Pfizer.
“É mais um momento histórico em defesa da ciência e da vida este início da vacinação com a Coronavac, a vacina do Butantan, de crianças de seis a 11 anos. Quero cumprimentar e agradecer à Anvisa pela postura em defesa da vida, da existência e do direito dos brasileiros de optarem pela vacina para sua proteção e de seus filhos”, disse o governador.
Calendário de vacinação
Durante o evento, o governador também divulgou o calendário detalhado da vacinação infantil contra a covid-19. De acordo com o governo de São Paulo, há uma estimativa de que todas as crianças paulistas recebam a primeira dose até a primeira quinzena de fevereiro. Confira o calendário completo abaixo:
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a capacidade diária de vacinação pode superar 250 mil atendimentos com adesão maciça da população e disponibilidade de doses.
O pré-cadastro para que pais e responsáveis agilizem o atendimento das crianças em todo o estado está disponível no site Vacina Já.