O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (12) o início do pré-cadastro de crianças de 5 a 11 anos para a vacinação infantil. O pré-cadastro será feito pelo sistema Vacina Já.
Durante o anúncio, o governo ainda listou crianças com prioridades na vacinação, sendo elas crianças que tenham comorbidades, deficiência, e indígenas (veja a lista abaixo).
Vale lembrar que o pré-cadastro não substitui o agendamento para vacinação realizado pelos municípios, após o recebimento das doses, mas agiliza o atendimento no dia e horário marcado. Ainda não há data prevista para o início da imunização em Campinas.
O 1º voo com doses pediátricas está previsto para chegar amanhã (13) no Brasil através do Aeroporto Internacional de Viracopos.
LIBERAÇÃO
No total, 4,3 milhões de crianças no Brasil estão aptas a tomar a vacina contra a covid-19, liberada no dia 5 pelo Ministério da Saúde. A liberação ocorreu 20 dias depois da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendar a vacinação pediátrica.
Ainda de acordo com o governo estadual, 4,5 milhões de agulhas foram compradas e serão 5,2 mil pontos de vacinação nas cidades paulistas. A proposta é vacinar 250 mil crianças por dia.
TESTES
Hoje ainda, o governador João Doria (PSDB) anunciou a aquisição de 2 milhões de testes rápidos de antígenos para covid-19, que serão disponibilizados até fevereiro aos municípios do Estado.
Os testes têm grau de efetividade de 98% e o resultado sai em 15 minutos. Com investimentos de R$ 12 milhões pela Secretaria da Saúde, os testes serão distribuídos para os 645 municípios paulistas.