A Prefeitura de Valinhos divulgou nesta quinta-feira (23), um comunicado com orientações para quem perdeu a segunda dose da vacinação contra a covid-19, seja da AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac. Os “faltosos” devem procurar, sem necessidade de agendamento prévio, o núcleo fixo da Vigilância Epidemiológica para receber os respectivos imunizantes (veja abaixo).
Segundo a secretaria de Saúde, aqueles que estão há mais de 90 dias da data de vacinação da primeira dose de AstraZeneca ou Pfizer, ou há mais de 28 dias da data de vacinação da primeira dose da Coronavac, devem seguir a recomendação de se vacinarem com a segunda dose.
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão que aprova a eficácia e aplicação dos imunizantes no país, se uma determinada vacina prevê duas aplicações, isso significa que as duas doses são necessárias para fortalecer o sistema imunológico, deixando a pessoa mais preparada para enfrentar um possível combate ao vírus do covid-19.
ONDE E HORÁRIO
Em Valinhos, a Prefeitura disponibiliza um posto fixo para a vacinação de quem deixou de tomar a segunda dose. A imunização acontece no prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Santana, na Rua Avenida Brasil, nº 144.
A aplicação das vacinas é feita pela Vigilância Epidemiológica que funciona no mesmo prédio da UBS, de segunda a sexta, das 16h às 18h. O morador deve ir ao local e apresentar documento de identidade e a carteirinha de vacinação que conste a primeira dose.
PRIMEIRA DOSE
Segundo a prefeitura, toda semana é liberado agendamento e vacinação, tanto de primeira dose para adolescentes, como segunda dose para adultos.
Até esta quarta-feira (22), conforme um balanço da Secretaria da Saúde, em cada 10 valinhenses acima de 12 anos, 9 já receberam, ao menos, uma dose, da vacina e 6 já estão totalmente imunizados.